Um incêndio de grandes proporções atingiu Parque Nacional de Ilha Grande, em Umuarama, Paraná. Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) o fogo se iniciou com dois focos: um na praia do Paracaí e outro na lagoa Jatobá.

(foto erick caldas xavier – icmbio)

O foco do Paracaí se alastrou pela várzea continental, enquanto o da Jatobá se alastrou pela ilha Grande, a maior ilha do Parque e que dá nome à unidade. Entre 65 e 70% do parque já foi consumido pelas chamas, mas há cerca de outros 5 mil hectares queimados na área de fora do parque.

O parque montou duas frentes de combate nas áreas mais graves, uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na ilha Grande, que será usado o helicóptero munido com “heli-balde”.

A ação está sendo realizada num esforço conjunto envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Prefeitura de Altônia, CORIPA, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso.

O monitoramento, segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Rio Paraná, Erick Caldas Xavier, é realizado constantemente pela brigada em mirantes naturais e com uso de Drone quadricóptero e com helicóptero da Polícia Militar do Paraná. (Com informações de divulgação)