Da capoeira Angola à filosofia, do circo à obra de Clarice Lispector, os temas da I Mostra de Solos do Casarão, que acontece de terça a domingo, 13 a 18 de agosto, sempre às 20h, são tão diversos quanto os artistas que farão suas performances no palco do Centro Cultural Casarão.    

(Foto: Divulgação)

Os solos teatrais têm o hibridismo de linguagens como forte característica. São espetáculos que trazem à cena técnicas circenses, mas de formas muito diferentes. Técnicas que podem estar à serviço de uma autobiografia imaginária do autor/ator, como é o caso do solo “Das Alturas de mim mesmo”.

Já em “O Sole Mio” e “Fiorella Desequilibrada”, o público poderá conferir o universo do circo presente não só como técnica, com as figuras do clown e da equilibrista.   

A música transita pelos solos de maneira variada. O violoncelo está em cena em “Das Alturas de Mim Mesmo”, e a sonoridade popular brasileira e latina em “Entre Violas e Coros” e “Kapu’era”, que explora a sonoridade e plasticidade do berimbau para narrar a relação entre um mestre de capoeira Angola e seu discípulo.   

No fim de semana, a Mostra mergulha no universo da literatura.  “Narrativas do Indizível”, no sábado, é livremente inspirado na obra de Clarice Lispector, dirigido pela argentina Andrea Ojeda. 

“Euétheia, um elogio à loucura”, no domingo, aborda a obra filosófica de Erasmo de Roterdã de maneira surpreendente e visualmente impactante.  

A entrada é gratuita. Os ingressos são disponibilizados a partir de uma hora antes do espetáculo no próprio local. (Carta Campinas com informações de divulgação) 

Programação    

Terça, dia 13 de agosto

Número “O Sole Mio” (abertura) Espetáculo:  Kapu’era – Guga Cacilhas 

Quarta, dia 14 de agosto

Espetáculo: Fiorella Desequilibrada – Cia Suno 

Quinta, dia 15 de agosto

Espetáculo: Show Entre violas e coros- João Arruda  

Sexta, dia 16 de agosto

Das Alturas de Mim Mesmo – Cia ORUà

Sábado, dia 17 de agosto

Espetáculo: “Narrativas do Indizível” – Lila Marília 

Domingo, dia 18 de agosto

Espetáculo: Euétheia, um elogio à Loucura –  Cia Paraladosanjos  

Mostra de Solos do Casarão 

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº, bairro Terras do Barão. Campinas)

Horário: sempre às 20h

Entrada gratuita