A exposição “Um jardim em Floresta”, de Claudia Tavares, será aberta no dia 16 de agosto, sexta-feira, às 19h, no Espaço Cultural Casa de Eva, em Barão Geraldo. A exposição é fruto de quatro anos de trabalho da artista que, além da mostra, resultou numa tese de doutorado e em um curta metragem homônimos.

A exposição apresenta 29 obras em diversos suportes (fotografias, aquarela, vídeos e objetos de forma instalativa) na qual a artista situa-se na travessia entre natureza, paisagem e espaço vivencial.

“Um jardim em Floresta” parte da observação da artista de uma umidade que brotava pelas paredes de seu ateliê no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, para tentar criar a transposição entre o excesso e a falta. Assim, a artista resolve levar a água acumulada por aparelhos desumidificadores em garrafas para um lugar de absoluta secura, o sertão de Floresta, lugarejo de Pernambuco, e lá construir um jardim a ser regado com a água transportada.

“Aqui, uma outra etapa do projeto se desenhara na impossibilidade, como perenizar a água coletada? Claudia dedica-se a criar redes de relações entre moradores de Floresta e opta por construir um jardim, um jardim em Floresta. Assim, plantas, mudas, modos de agir locais são colocados em situação. Constrói-se uma cerca de proteção, estimula-se o plantio, e em tudo perpassa a história que tangencia cada muda trocada, doada, cada encontro, cada quintal. A manutenção do jardim transforma-se em relação intersubjetiva, alicerçada por uma troca de conhecimento e pela preservação do desejo. Esta proposta, assim, procura criar itinerários culturais alimentados pela possibilidade de reciprocidade. Claudia Tavares, aqui, nos faz observar a medida de uma ação, a utopia de um gesto, o encanto equivalente entre manutenção e desaparecimento”, diz o pesquisador e crítico de arte Marcelo Campos, curador da exposição.

Um jardim em Floresta ganhou o edital do Palácio das Artes, em Belo Horizonte e ficou exposta na capital mineira de abril a julho de 2018, ocupou também a galeria do térreo do Paço Imperial entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Claudia Tavares é Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ. O trabalho artístico se apoia principalmente na linguagem da fotografia e do vídeo, com pensamento instalativo em convívio com objetos, desenhos e cadernos de artista. Vem estabelecendo uma pesquisa artística que vai em direção a possíveis relações entre arte e natureza, pensando a natureza como sujeito, como agente que reage ao trabalho de arte. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Um jardim em Floresta, exposição de Claudia Tavares
Casa de Eva – Rua Desembargador Antão de Moraes 588 Cidade Universitária II – Barão Geraldo – Campinas/SP
Abertura: sexta, 16 de agosto, 19h
Exposição: de 17 de agosto a 13 de outubro de 2019
Visitação: quartas e quintas das 14h às 18h
https://www.facebook.com/events/2186138458344378