De 4 a 29 de agosto, o Planetário Municipal de Campinas recebe a exposição de artes plásticas “Ver e Viver”, um projeto de arte sensorial inclusivo que levará seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. A exposição pode ser vista de domingo a quinta-feira, das 8h às 20h.

(Foto: Divulgação)

A temática proposta pela exposição “Ver e Viver” é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberão uma venda descartável e terão contato com obras que aguçam todos os sentidos.

A relevância cultural dessa exposição justifica-se pelo caráter contemporâneo das obras e pela característica tridimensional que proporciona acesso tátil às mesmas. O resultado artístico é o diálogo direto com o visitante: provoca uma reflexão sobre as dificuldades da deficiência visual e exerce a empatia, tudo através do toque, o que nem sempre é autorizado em galerias de arte.

O foco da exposição, produzida pelos artistas Jésus Seda e Clara Aidar, é apresentar um ambiente inclusivo que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência. A exposição permite que todos enxerguem as esculturas com as mãos, sintam seu cheiro e ouçam a explicação textual das obras. Haverá também a presença de monitores que são deficientes visuais, capacitados para receber e guiar os visitantes.

A exposição é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Planetário Municipal de Campinas e da Prefeitura Municipal de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

A exposição Ver e Viver terá abertura no domingo, dia 4 de agosto, e fica aberta à visitação de domingo a quinta-feira, até 29 de agosto, das 8h às 20h, no Planetário Municipal de Campinas (Parque Portugal – Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, Taquaral). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.