Nos próximos dias 3 e 5 de setembro, às 19h30, será apresentado no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, o espetáculo “Tártaro: Corpo-protagonista perpétuo das dores do mundo”, com o grupo Meandros/FEF, sob orientação do Prof. Dr. Odilon José Roble, professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

O espetáculo criado pelo artista paulista Sandro Borelli para o Grupo Meandros (UNICAMP) aborda, por meio do corpo que dança, os martírios perpétuos daqueles que ousaram desafiar Zeus e, por isso, tornaram se inimigos do Olimpo. A proposta criativa propõe um outro olhar a estes condenados, reconhecendo neles uma chama de subversão e de resistência aos valores impostos pelo Estado. 

A obra foi criada a partir da inspiração no tártaro, lugar de suplícios e martírios destinados aos que se opuseram aos tramites do Olimpo e a regência de Zeus.

Por meio do gesto e do movimento, procura expor um corpo em estado de solidão absoluta, de penúria física e espiritual, mas contaminado por uma sabedoria que denuncia, ironiza, que traz inquietações constantes. O tártaro é o lugar onde a verdade e a mentira se amalgamam, criando uma possibilidade, a morte e a vida se resumem a um constante golfar de sofrimento pela eternidade, não há masculino ou feminino, o tempo e o não tempo se confundem a cada momento. Um mundo de desordem numa ordem absolutamente coerente.  Neste universo de escuridão e privação permanente, as noções de tempo e espaço se apresentam completamente alteradas, onde a duração de um dia se equivale ao de um século ou mais. O real e o irreal se confundem assombrosamente, desencadeando outros modos de ver e ser.

Por conta disso, surge o ímpeto para a elaboração de um roteiro potente e perturbador que culmine na criação artística que possa expressar através do corpo que dança toda ebulição emanada do estudo e vida do coreógrafo Sandro Borelli.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse: Na mitologia grega, o Tártaro é o lugar de suplícios e de martírios, destinado aos que se opuseram aos trâmites do Olimpo e à regência de Zeus, onde o corpo está em estado de solidão absoluta, de penúria física e espiritual, se resume a um constante golfar de sofrimento pela eternidade. Neste universo de escuridão e privação permanentes, as noções de tempo e espaço se apresentam completamente alteradas, a duração de um dia equivale a de um século, o real e o irreal se confundem assombrosamente, desencadeando outros modos de ver e ser. Inspirado nessa narrativa, surge o ímpeto para a elaboração de um roteiro potente e perturbador, que culmine em uma criação artística capaz de expressar, por meio do corpo que dança, toda ebulição emanada por este estudo. Tártaro é, portanto, uma criação coreográfica que se inspira em um ambiente onde os sentenciados por Zeus são interpretados como heróis da eternidade por terem tido a coragem de confrontar o status quo do Olimpo.

FICHA TÉCNICA:

Duração: 45 minutos

Direção: Prof. Dr. Odilon José Roble

Coreógrafo: Sandro Borelli

Intérpretes: Gabrielly Lima, Isabela Berto, Janaína Ramos, Jéssica Bonvino, Kathia Aurea, Ellen Yukari, Lucas William, Rafael Barzagli, Marina Dantas e Isabela

Iluminação: Sandro Borelli

Trilha: Gustavo Domingues

Figurino: criação coletiva 

Produção e assistência: Flávia Brassarola Borsani Marques

OBS: Contém cenas de nudez e violência.

Classificação indicativa: 18 anos

Quando: 03 e 05 de setembro

Horário: às 19h30

Onde: Casa do Lago. terça-feira, 3 Setembro, 2019 – 19h30 até quinta-feira, 5 Setembro, 2019 – 19h30