O procurador chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, atuou nos bastidores do Telegran para beneficiar o procurador, Vladmir Aras. Os dois tentaram emplacar o nome de Aras no cargo de procurador-geral da República no lugar de Raquel Dodge.

É o que mostram novas mensagens da Vaza Jato, reveladas por reportagem do UOL. Deltan teria feito lobby com ministros do governo de Jair Bolsonaro, senadores. Aras pediu para que Deltan também fizesse o lobby com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), da chamada ‘bancada Deltan do STF’ : Edson Fachin e Luiz Roberto Barroso. Faltou Luiz Fux , que também é considerado confiável para Deltan.

( foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os novos diálogos foram divulgados nesta sexta-feira, 16, em reportagem do portal UOL em parceria com o site The Intercept Brasil. As articulações para emplacar Vladimir Aras começaram após as eleições de 2018. Os diálogos continuaram até surgirem as primeiras notícias sobre hackeamento de celulares, em abril.

Quando os vazamentos começaram a aparecer, Deltan Dallagnol possivelmente achou que só poderia ficar garantido se ele mesmo estivesse no lugar de Raquel Dodge. Segundo o jornalista Kennedy Alencar da CBN, o ministro da Justiça, ex-juiz Sérgio Moro, pediu ao presidente Bolsonaro que indicasse Deltan Dallagnol para o posto de procurador-geral da República, passando por cima da eleição do MPF, de Raquel Dodge e de Vladimir Aras.