O projeto “Múltiplas Vozes da Experiência Negra no Cinema”, que acontece no Sesc Campinas, traz duas exibições nos próximos dias.

Cena do filme Casca de Baobá

No dia 27/8, terça-feira, às 19h, será exibido o filme “Casca de Baobá”. (Brasil | 2017 | 12 min. | Direção: Mariana Luiza). Maria, uma jovem negra nascida em um quilombono interior do Estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro.Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.  

No mesmo dia, às 19h30, a exibição será do filme “Ilha”. (Brasil | 2018 | 96 min. | Direção: Ary Rosa, Glenda Nicácio). Emerson é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na Ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair. Para realizar seu plano, ele sequestra o cineasta Henrique e juntos os dois reencenam sua vida, com algumas licenças poéticas. Porém, no jogo de fazer cinema não há limites.

Cena do filme Ilha

Programado pelo crítico, curador e professor Heitor Augusto, o ciclo “Múltiplas Vozes da Experiência Negra no Cinema” traz curtas e longas metragens que colocam em diálogo as vivências negras brasileiras contemporâneas, refletidas no cinema, em contato com outras diásporas e também com o continente africano.

As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro do Sesc. Retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade. (Carta Campinas com informações de divulgação)