A Secretaria de Saúde de Campinas recomendou a partir desta quinta-feira, dia 8 de agosto, a vacinação contra sarampo para bebês entre seis meses e um ano de idade, em todo o município. A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde.

(foto ilustrativa – valéria abras – pmc)

Segundo a prefeitura, a recomendação segue orientação do Ministério da Saúde (Nota Informativa Nº 173/2019-CGPNI/DEIDT/SVS/MS de 31 de julho de 2019) e visa minimizar o risco de transmissão entre crianças menores de um ano e altamente vulneráveis a desenvolver formas graves e complicações pela doença.

A recomendação também foi adotada considerando o atual cenário epidemiológico do sarampo no estado de São Paulo e a introdução e circulação do vírus do sarampo no município de Campinas.

Além disso, há ocorrência de surtos de sarampo no município acometendo pacientes pediátricos e a maior incidência do sarampo, nesse momento, no município de Campinas, é em crianças menores de 1 ano de idade. Dos oito casos, seis são em menores de um ano e dois são em crianças entre 1 ano e 4 anos.

Até então, a primeira dose desta vacina era feita com um ano de idade e aos 15 meses a criança recebia um reforço. A ideia é antecipar a vacinação.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), esta dose em menores de um ano de idade não será considerada válida para fins do calendário nacional regular de vacinação da criança. Sendo assim, deve ser mantida a dose contra o sarampo aos doze meses de idade, com um reforço aos 15 meses de idade, conforme previsto no calendário de vacinação de rotina da criança. (Com informações de divulgação)