Nesta sexta-feira, 09 de agosto, às 20h30, o Teatro José de Castro Mendes, em Campinas, recebe a peça Andêmos, montagem do Gato Coletivo artístico, sediado em Hortolândia. Estreada em 2018, a peça circulou pela região de Campinas, Jacareí e Santana de Parnaíba até ser premiada com ProAC Internacionalização da Cultura e viajar pelo México, durante os meses de fevereiro e março de 2019.

(Foto: Maycon Soldan)

A experiência internacional deu mais dinamismo à obra, pois, em terras mexicanas, o grupo se apresentou em centros culturais em Puebla e Cidade do México, e no Centro Morelense de Las Artes, faculdade pública estadual na cidade de Cuernavaca. Em todas essas cidades, também realizou oficina de Samba de Bumbo, divulgando a cultura brasileira. “A peça foi apresentada em português e, mesmo assim, as pessoas riam e se emocionavam com nossas histórias, porque a migração é um tema universal e particular ao mesmo tempo”, afirma Anderson Zotesso, ator e dramaturgo do Grupo.

Retornando à Campinas, a peça ganhou ajustes no texto e na encenação e promete repetir o sucesso de público por onde passou, com novidades para aqueles que já assistiram.

O espetáculo costura três narrativas de migrações: Tereza e Inácio, são da época dos povoados, fogem para viver um romance; Francisca se desloca com a filha pequena, em um momento em que pessoas deixam o campo para trabalhar nas fábricas da cidade,  em busca de uma vida melhor;  Rafaela retrata o momento atual, no qual a relação tempo / espaço é comprimida pelo uso de aviões, celulares e outras tecnologias. Após namorar quatro anos pela internet, ela cruza o país para viver o casamento. Em comum, o deslocamento do lugar de origem e o desejo de pertencer a outro lugar: temas que ultrapassam tempo e espaço, falando de algo que é de todos nós. A peça ainda traz toda a trilha sonora e sonoplastia executadas ao vivo, com mais de 10 instrumentos no palco. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo teatral Andêmos, com Gato Coletivo Artístico

Quando: Sexta-feira, 09 de agosto, às 20h30

Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes. Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas

Quanto: Antecipada e meia entrada: R$10,00 e Inteira: R$20,00

Classificação: Livre

Sinopse

Andêmos é um retrato tridimensional da trajetória épica de pessoas comuns; inspirado em 15 entrevistas documentais com mulheres e homens que se deslocaram para o interior de São Paulo, oriundos de todas as regiões do Brasil, por meio de narrativas em três diferentes épocas.

Atores e músicos revezam-se em diversos personagens que carregam um pouco de cada um de nós: Tereza e Inácio, são da época dos povoados, fogem da roça para viver um romance; Francisca se desloca em um momento em que pessoas deixam o campo para trabalhar nas fábricas na cidade, em busca de uma vida melhor;  Rafaela retrata o momento atual, no qual a relação tempo / espaço é comprimida pelo uso de aviões, celulares e outras tecnologias. Após namorar quatro anos pela internet, ela cruza o país para viver o casamento.

A música ao vivo compõe a dramaturgia trazendo obras originais escritas na sala de ensaio, junto com as cenas. Para cada momento, o espetáculo lança mão de instrumentos e ritmos diferentes.  Para “antigamente”, muita viola, catira e desafios em rimas; para a época da modernização, os personagens são embalados por violão e sanfona; já a atualidade é banhada por saxofone e timbres agudos que lembram bips de computador; o espetáculo é musicalmente atravessado pelo Samba de Bumbo, tradicional manifestação cultural afro-brasileira do interior paulista.

A obra é resultado do Projeto “Aqui Somos Todos Migrantes” premiado no edital ProAC 2017 –  Produção de Espetáculo Inédito e  Temporada Teatral. Também foi contemplada pelo Edital de Internacionalização ProAc 2018 e circulou por 3 cidades do México (Puebla, Cuernavaca e Cidade do México – DF). Estreou em Hortolândia, em maio de 2018; já foi apresentada nas cidades Santana de Parnaíba, no Cine Teatro Coronel Raymundo; Monte Mor, no Auditório  José Luiz Gomes Carneiro e na cidade de Campinas, no Centro Cultural Casarão.

FICHA TÉCNICA

Direção: Alice Possani
Dramaturgia: Anderson Zotesso
Música ao vivo: Felipe Macedo e Regina Lima
Trilha Original: Felipe Macedo
Cenário e figurinos: Mariana Soares Leme
Elenco: Anderson Zotesso, Giovana Campos, Islaine Garcia, Simone Rodrigues, Thairine Barbosa 
Produção Executiva: Uelber Assis  
Coordenação de produção: Islaine Garcia
Realização: Gato Coletivo Artístico
Designer gráfico: Bruno Cardoso
Fotografia: Maycon Soldan