O espetáculo “Ana Salvagni 25 anos” será apresentado no próximo dia 31 de agosto, às 21h, no Teatro Castro Mendes. A voz da artista – que pode ser considerada uma ‘poeta das miudezas’ – retrata as delicadezas e sutilezas da vida em seu trabalho. Ana traz para a canção popular uma mistura de seu sotaque regional e da sua alma lírica, difícil de não se emocionar ouvindo sua música. Na apresentação, a artista juntará o seu canto à experiência do percussionista Dalga Larrondo, do violinista Eduardo Lobo e do violeiro Paulo Freire. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro ao preço de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia).

(Foto: Paula Poltronieri)

“Esse espetáculo será um momento muito especial, pois faz um resgate desses 25 anos. As canções foram escolhidas para mostrar essa trajetória, contar parte dessa história que carrega a música como pano de fundo. No show, muitas das pessoas que me inspiram e fazem a diferença na minha carreira e na minha vida estarão no palco comigo”, destaca Ana.

A apresentação promete emocionar o público em diversos momentos. Um deles será a participação de Lara Ziggiatti Monteiro, primeiro violoncelo da Orquestra Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Ana também resgata suas raízes e divide o palco com sua mãe, Neide Salvagni, e sua filha, Laura Salvagni Freire. “Cantarei com minha mãe a música ‘Sussuarana’, do Hekel Tavares e Luís Peixoto, que sempre a ouvi cantar, desde pequena. E com minha filha, apresentarei a modinha ‘Moreninha’”, destaca Ana.

Além das participações, o repertório foi cuidadosamente selecionado com canções de todos os álbuns da artista, tais como “Carta pro Zé”, composição de Ricardo Matsuda, “Leilão”, de Hekel Tavares e Joracy Camargo, e Quantas Sabedes Amar Amigo, canção medieval de Martin Codax. Destaca-se, ainda, a valsa “Seresta”, que tem letra sua e música de José Eduardo Gramani, gravada originalmente no CD “Mexericos da Rabeca”, de Gramani, e, mais tarde, em seu segundo CD, “Avarandado”. Esta valsa traz ao show um significado especial, pois foi com ela que, em uma apresentação improvisada, Ana despertou a atenção do público no Festival de Música de Curitiba no início de 1994 e, a partir daí, iniciou sua carreira musical.

No início dos anos 90, quando ainda cursava Regência na UNICAMP, começou a experimentar o canto na música popular, sendo que em 1994 subiu ao palco pela primeira vez, fazendo a sua estreia no Teatro Paiol em Curitiba (PR), junto ao Duo Bem Temperado (Patrícia Gatti – cravo e J.E. Gramani – rabecas). No mesmo ano, realizou sua primeira gravação cantando em duas faixas do emblemático CD “Trilhas”, que recebeu duas indicações ao Prêmio Sharp 1994. A partir de então, os trabalhos que marcaram a sua trajetória, além do Trio Bem temperado, foram o primeiro CD, “Ana Salvagni”, produzido por Paulo Freire; o espetáculo “Cantadeira”, ao lado de Zé Esmerindo; o segundo CD, “Avarandado”, com parceiros como Edmilson Capelupi e Toninho Ferragutti; o espetáculo “Sinhô Luiz”, com o pianista Henrique Eisenmann; o terceiro CD, “Alma Cabocla”, com canções de Hekel Tavares, direção musical de Edson Alves e premiado como Melhor Álbum Regional, pelo Prêmio da Música Brasileira 2010; o espetáculo “Janelas do Tempo”, com o grupo Choro da Mata;  até o mais recente CD, “Canção do Amor Distante”, em duo com Eduardo Lobo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Repertório

Seresta – J.E. Gramani e Ana Salvagni

Canto em Qualquer Canto – Ná Ozzetti e Itamar Assumpção

Uirapuru – Waldemar Henrique

Leilão – Hekel Tavares e Olegário Mariano

Carta Pro Zé – Ricardo Matsuda

Quantas Sabedes Amar Amigo – Martin Codax (sec. XIII)

Cantiga de Amigo – Elomar Figueira Mello

Moreninha – domínio público

Sussuarana  –  Hekel Tavares e Luiz Peixoto

Beira-Mar dos Canoeiros – domínio público – Vale do Jequitinhonha

A Roseira – Waldemar Oliveira e Luiz Oliveira

Manuelzão – Paulo Freire

Lagartixa – tradicional – “Quatro” tradicional do Urucuia (MG)

Viajera del Río – Manuel Yánes

Avarandado – Caetano Veloso

Ficha técnica:

Voz: Ana Salvagni | Violão: Eduardo Lobo | Viola: Paulo Freire | Percussão: Dalga Larrondo |Arranjos: Eduardo Lobo e Paulo Freire| Produção: Caju Cultura | Produção executiva: Júlia Conterno

Duração: 60 minutos / Livre para todas as idades

Espetáculo “Ana Salvagni 25 anos”

Data: 31 de agosto – Horário: 21h

Local: O Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas

Ingressos: 30,00 (inteira) e 15,00 (meia – aposentados, estudantes, terceira idade, professores da rede pública, jovens de baixa renda, portadores de deficiência e acompanhante). Disponíveis na bilheteria do teatro para compra antecipada ou no próprio dia do espetáculo. Telefone do Teatro Castro Mendes: (19) 3272-9359