Em São Paulo – Entre os dias 20 e 25 de agosto, Adriana Macul e Mariana Vaz apresentam a instalação e performance “Casa da Moeda”, encerrando o terceiro movimento de um eixo de pesquisa iniciada em 2017, cuja proposta é trazer os temas sobre o valor da arte, do trabalho e de artistas como trabalhadores. De terça a sábado, no Hall de Entrada do Sesc Avenida Paulista, as performers constroem uma obra totalmente feita com o cachê recebido. No dia 29, há o “Leilão” das obras com preço inicial equivalente ao custo do material empregado na sua confecção.

(Foto: Mariana Vaz)

Em 2017, na Bienal Sesc de Dança, em Campinas (SP), a performance “CACHÊ” ocorreu, como primeiro movimento, em uma jornada de trabalho de 8 horas, no Terminal Rodoviário e na Estação Cultura. Em 2018, durante a residência artística na Vitrine da La Factorine, em Nancy (França), com a performance/instalação “PROMOTION”, pela especificidade da situação – artistas brasileiras trabalhando numa vitrine na França –, aspectos específicos (descoloniais) das relações de trabalho entre o norte e sul globais faziam parte dos questionamentos desta continuidade do projeto, em seu segundo movimento.

Em encerramento, a “Casa da Moeda”, construída com as portas-abertas, traz a precificação da obra construída equivalente à totalidade do cachê recebido para a realização do projeto. O público pode não só acompanhar o trabalho, mas também interagir com as artistas. No “Leilão”, que encerra toda a performance, cabe a quem comprar o produto a escolha de remunerar (ou não) a mão-de-obra envolvida. Participação especial: leiloeirx profissional. (Carta Campinas com informações de divulgação)

CASA DA MOEDA

*instalação e performance

Quando: De 20 a 25 de agosto de 2019. Terça a sábado, 13h às 22h. Domingo, 10h às 19h.

Classificação: Livre

Local: Térreo – Hall de Entrada.

Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

LEILÃO

*performance de encerramento

Quando: Dia 29 de agosto de 2019. Quinta, 20h30.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m Horário de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30. Site: sescsp.org.br/avenidapaulista Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista