Em comemoração aos 245 anos, que Campinas completa no próximo dia 14 de julho, a Orquestra Sinfônica Municipal fará um concerto especial de aniversário com a participação do músico Zeca Baleiro. A apresentação, gratuita, será às 18h, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.

(Foto: Divulgação)

Os arranjos dos títulos escolhidos para o repertório foram elaborados especialmente para o concerto, que será regido pelo maestro Victor Hugo Toro.

Embora não seja uma exigência, está sendo sugerido que o público leve um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado para o Banco de Alimentos de Campinas.

Entre outras músicas interpretadas por Zeca Baleiro, estarão no programa canções conhecidas como Telegrama, Lenha, Proibida pra Mim, Mamãe Oxum, Vapor Barato/Flor da Pele, Disritmia.

O maranhense Zeca Baleiro começou a carreira participando de festivais e compondo música para teatro infantil nos anos 80. Com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, o cantor e compositor foi recebido com entusiasmo pelo público e imprensa quando lançou seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997, mesmo ano em que ficou conhecido com a música “Flor da Pele”.

Ao longo destes mais de vinte anos, o artista lançou onze discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais, entre os quais se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio; Café no Bule, CD em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos; e Zoró Zureta, projeto para crianças que inclui os CDs Zoró [bichos equisitos] Vol.1 e Zureta Vol.2 e ainda um aplicativo e o DVD de animações A Viagem da Família Zoró. Também comandou o programa de tv Baile do Baleiro, que estreou em 2016 no Canal Brasil.

Como produtor, realizou outros 21 álbuns de artistas diversos, como Sérgio Sampaio (Cruel), Antonio Vieira (O Samba é Bom), Vanusa (Vanusa Santos Flores), Odair José (Praça Tiradentes), Wado (O Ano da Serpente) e o angolano Filipe Mukenga (Nós Somos Nós). Desde 2006, mantém o selo Saravá Discos, pelo qual tem lançado projetos de perfil alternativo e seus próprios álbuns.

Artista multifacetado, Zeca Baleiro vem se dedicando também à literatura e ao teatro: tem quatro livros lançados e é autor de duas peças. Compôs trilhas para dança (Mãe Gentil, Bicho Solto Buriti Bravo, Cubo e Geraldas e Avencas), teatro (Lampião e Lancelote e Roque Santeiro) e cinema (Carmo, Oração do Amor Selvagem e 2).

Excursionou por vários países da Europa (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha e Suíça), África (Cabo Verde e Angola) e América do Sul (Argentina e Uruguai). Tem álbuns editados em Portugal, Espanha, Argentina e França. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica de Campinas e Zeca Baleiro – Apresentação especial de aniversário da cidade

Dia: 14 de julho

Horário: 18h

Local: Concha Acústica, Parque Taquaral.

Entrada gratuita

Doação não obrigatória de um quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Campinas