A contemporaneidade da nova MPB tem revelado novos talentos em sua cena musical e, nesse contexto, a cantora Martina Marana lança um trabalho autoral no qual assume toda a sua potência como compositora e instrumentista. Trata-se do disco “Eu toco mal”, cuja turnê de lançamento terá shows em Campinas nos dias 14 de julho, domingo, às 13h, no coreto da Praça Carlos Gomes, e no dia 26 de julho, sexta-feira, às 20h, no teatro do Sesi Amoreiras.

(Foto: Érika Mayumi)

Contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC – edital no. 21 de 2018 – Música Popular), o projeto autoral de Martina é quase catártico a medida que ela se liberta de rótulos sexistas e se reencontra como instrumentista e compositora. Com pitadas irônicas em algumas composições, ela critica o preconceito machista existente no meio musical que oprime as mulheres instrumentistas. O ápice da catarse com o tempero jocoso está na composição:  “Eu toco mal” que dá nome ao projeto musical e possui o arranjo de Paulo Paulelli. O baixista é reconhecido no cenário nacional como um dos mais virtuosos músicos da nova geração. Paulelli integra o Trio Corrente,  ganhador do Grammy na categoria de melhor álbum latino de jazz por “Song For Maura”, gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D’Rivera.

 Ao cantar “Eu toco mal, eu cozinho mal/ Sou companhia indispensável de hospital” Martina vocaliza a fala de muitas mulheres que se identificam prontamente nos versos “ Eu toco mal, eu dirijo mal/Mas viajo sozinha para o litoral/ No carnaval ele não me quer/ Não dança com ninguém quem for sua mulher”.

Martina Marana iniciou sua carreira como instrumentista tocando violão e relata a opressão sofrida por mulheres a partir do universo machista no meio musical. “ Na adolescência, as bandas são formadas por meninos.  Não há espaço para as garotas e isso persiste também na carreira, geralmente as mulheres acabam percorrendo uma trajetória como cantoras. A aceitação é melhor para a cantora do que para a instrumentalista. Eu me senti mais aceita como cantora apesar de ser instrumentista muito antes de ser cantora. Comecei estudando e toco violão, mas o machismo que existe no meio acaba nos oprimindo de uma tal forma que por muitas vezes até duvidei da minha capacidade em tocar ”. A artista faz da música o seu lugar de fala feminina por meio da arte – segundo ela; “ As composições trazem muito da minha experiência vivida como musicista. As mulheres que tocam algum instrumento e também cantam geralmente são direcionadas para a carreira de cantora. As mulheres quando são instrumentistas se lançam em um trabalho próprio como artista e não como uma acompanhadora de outro artistaBasta ver o talento de algumas mulheres que são excelentes instrumentistas como Joyce e a Rosas Passos”.

O álbum “ Eu toco mal” também possui composições extremamente poéticas e sensíveis que possuem arranjos belíssimos. A música que abre o disco – “ Ceguei”-  o amor recebe versos como “ Deu nos jornais/ Que ele não me deixaria em paz /Não li, rasguei/ Então voltei atrás/ Brincou, sorriu de primeira /Atento à conversa inteira/ Ganhou a minha confiança/ Como num tiro certeiro /Mostrou-se um bom companheiro/ Fiquei”.  Um samba que conta com o arranjo esmerado de Marcus Teixeira, guitarrista que possui participação em trabalhos premiados pelo Grammy.

O projeto musical da artista nasceu a partir do estímulo do pianista e arranjador Felipe Silveira quando ao ouvir algumas das composições de Martina disparou: “ Você tem que gravar”.  A inquietação que nasceu a partir da provocação do Felipe gerou esse trabalho sensível e ao mesmo tempo forte, com arranjos impecáveis compondo um repertório engajado na cena contemporânea da nova MPB.

A combinação dos talentosos arranjos do álbum “ Eu toco mal” encontra fluidez no som da cantora, compositora e instrumentista. Martina traz a influência de músicos consagrados como Milton Nascimento, João Bosco, Joyce, Djavan, dentre outros e explora sua vertente jazzística e improvisacional, fruto de seu trabalho como pesquisadora em música na Unicamp.

A artista possui diversos shows agendados na turnê de lançamento do disco.  Cidades do interior paulista como: Campinas, Jundiaí, Itatiba e Nova Odessa foram escolhidas e o público dessas cidades poderá conferir o talento de Martina Marana que estará acompanhada dos músicos: Felipe Silveira (teclado), Marcus Teixeira (guitarra) Felipe Fidelis (contrabaixo), Celso de Almeida (bateria) e da musicista Gabriela Machado (flautas).

Mestra em Música pela Unicamp e formada em canto popular pelo Conservatório de Tatuí. Estuda música desde os 15 anos. Sua pesquisa de mestrado focou-se no scat singing do músico paulista Filó Machado. A improvisação vocal tem sido foco de exploração da cantora. Lançou em 2014 o trabalho “Correnteza de Ar” que encerrou o 9º. Festival Jazz a la Calle na cidade de Mercedes – Uruguai. Participou de diversas edições do Circuito Brasil Instrumental e em 2017 foi cantora convidada do jazz Combo de Ourinhos para interpretar canções de Moacir Santos, sob a regência de Paulo Flores. (Carta Campinas com informações de divulgação)

TURNÊ DE LANÇAMENTO “ EU TOCO MAL”  

Martina Marana (voz e violão), Felipe Silveira (teclado), Marcus Teixeira (guitarra e violão ), Felipe Fidelis (contrabaixo), Celso de Almeida (bateria) e Gabriela Machado (flautas)

12  DE JULHO ( SEXTA-FEIRA) ÀS  20H

Teatro Municipal Divair Moreira

Rua Tamboril, 140,

Jd. das Palmeiras, Nova Odessa

Informações: 19 3466-2196

Gratuito

13 DE JULHO (SÁBADO) ÀS 12H

Festival de Inverno

Estação Mogiana – Praça Pádua Salles

Rua José Araújo Cintra, 1

Centro, Amparo

Informações: 19 3817-9300

Gratuito

13 DE JULHO (SÁBADO) ÀS 18H

18a. Festa de S. Pedro

Parque da Juventude

Av. Benedicto Fumach, S/N

Jd. Sta. Rosa, Itatiba

Informações: 11 3183-0000

Gratuito

14 DE JULHO (DOMINGO) ÀS 13H

Música na Praça
Coreto da Praça Carlos Gomes

Centro, Campinas

Informações: 19 2116-0502

Gratuito

26 DE JULHO ( SEXTA-FEIRA) ÀS 20H

Teatro do SESI Amoreiras

Av. das Amoreiras, 450

Parque Itália, Campinas

Informações: 19 3772-4100

Gratuito

28 DE JULHO (DOMINGO) ÀS 11H30

Cultura nos parques

Parque da Cidade

Rod. João Cereser – Pinheirinhos

Jundiaí, SP

Informações: 11 4585-9750

Gratuito