Em uma nova publicação do site The Intercept Brasil, pela primeira vez aparece um áudio da Operação Lava Jato. Nele o procurador Deltan Dallagnol comemora a censura à imprensa. Ele comenta a decisão do ministro do STF Luiz Fux suspendendo a liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que autorizava Lula a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Ouça abaixo o áudio.

(foto de tela – the intercept brasil)

“A comemoração de Dallagnol expõe mais uma vez sua hipocrisia e sua motivação política: antes de serem alvos de vazamentos, os procuradores da força-tarefa enfatizavam – em chats privados com seus colegas – a importância de uma imprensa livre, o direito de jornalistas de publicar materiais obtidos por vias ilegais e que a publicação desses materiais fortalece a democracia”, diz a reportagem.

E continua: “No passado, Dallagnol era o maior entusiasta das garantias que foram justamente a base para a decisão de Lewandowski autorizar a entrevista de Lula. Em novembro de 2015, como o Intercept publicou, Deltan alertou seus colegas que investigar jornalistas que publicavam material vazado não seria apenas difícil mas “praticamente impossível”, porque “jornalista que vaza não comete crime”. Naquele época, ele era um dos principais defensores da importância de uma imprensa livre em uma democracia, um princípio que abandonou quando poderia, aos seus olhos, ajudar o PT a vencer a eleição”.

Veja material completo no The Intercept Brasil