.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Valorizar a voz feminina na literatura pode acontecer de diferentes maneiras. No interior do Rio de Janeiro, em um sítio em Barra do Sana, é realizado através do evento conhecido como o Retiro de Escritoras.

(foto divulgação – retiro das escritoras)

É um retiro voltado para mulheres, reunindo, em um fim de semana, vozes femininas de diferentes idades para a discussão e troca de conhecimento sobre o mercado editorial, além de dicas acerca da produção de histórias. “A gente quis organizar um evento que aproximasse quem escreve de quem publica, e que desse uma noção do mercado, bem como oportunidade de contato, para quem quer seguir na carreira de escritor”, explicam Beatriz D’Oliveira e Emanoelle Veloso, as organizadoras do Retiro de Escritoras.

Beatriz e Emanoelle tiveram a ideia de criar o retiro após trabalharem por alguns anos no mercado editorial brasileiro. Elas – conhecedoras da dificuldade de quem enfrenta o começo da carreira e não sabe o que, de fato, o mercado literário pode exigir – uniram seus conhecimentos para auxiliar outros. “Nós duas trabalhamos há alguns anos no mercado editorial e vemos como muitas pessoas que escrevem e querem ser publicadas não sabem realmente como funciona o processo de contratação e publicação de um livro, nem têm uma boa ideia do que o mercado está procurando ou como alcançar as grandes editoras”, contam as organizadoras.

O Retiro de Escritoras pode auxiliar quem está iniciando a carreira de escritora, mas também acolher e oferecer valorização às mulheres de outras profissões, mas que escrevem por hobby. De acordo com as organizadoras, os motivos que levam as mulheres a participarem são diversos. “Algumas mulheres vão pela oportunidade de se reunir com outras colegas de vocação; algumas estão procurando uma opinião profissional sobre o que elas produzem; outras querem realmente conhecer melhor o mercado e ter contato com quem trabalha com isso”, explicam Beatriz e Emanoelle.

Atividades do Retiro de Escritoras

Durante o fim de semana do retiro, diversas atividades são propostas às mulheres. “São oferecidas cinco palestras com duração de uma hora e meia cada – três no sábado e duas no domingo. Essas palestras são administradas por editoras que trabalham em grandes casas, como a Companhia das Letras, a Rocco, a Intrínseca, a Record, entre outras”, explicam elas.

Além de palestras com casas editoriais, agentes literárias explicam sobre o papel das editoras, mediação entre autores-editoras, assim como palestras com profissionais de texto e coachings de escrita que são responsáveis por ministrarem sobre desenvolvimento da trama, construção de personagens e diálogos. No restante do tempo disponível, Beatriz e Emanoelle oferecem ajuda, conselhos e escutam as mulheres participantes. Há muita troca de opiniões entre o grupo também. “Rola muita conversa e muita troca entre as participantes, o que é sempre enriquecedor”, contam elas.

As organizadoras propõem atividades individuais ou em grupo, com a intenção de estimular a criatividade e o espírito de confraternização, sendo um final de semana realmente voltado para uma única preocupação: escrever. “Nós fazemos algumas atividades de escrita criativa. São exercícios de associação livre, em grupo ou individuais (…) as participantes sempre precisam escrever um pequeno texto ou uma sinopse e apresentá-la ao grupo depois”, dizem as organizadoras.

“Temos algumas palestras focadas em como identificar as necessidades e tendências do mercado, e como encontrar um espaço nele para sua produção”, relatam. Além disso, Beatriz e Emanoelle consideram o acesso a esse conhecimento encorajador para as mulheres participantes. Junto disso, o fato de ajudá-las enxergar a relevância do trabalho que produzem.

As Participantes

As mulheres participantes têm diferentes idades e, algumas vezes, são de diferentes estados brasileiros, como São Paulo. “Tivemos participantes entre dezoito e cinquenta e poucos anos, autoras mais experientes, autoras iniciantes, algumas com contratos com agência e algumas mulheres que ainda estavam começando as primeiras histórias”, explicam Beatriz e Emanoelle.

“Nas últimas edições recebemos mulheres que escrevem por hobby, autoras autopublicadas, publicadas por editoras, tradutoras e profissionais do texto, e inclusive mulheres que sempre quiseram escrever, mas nunca o fizeram a sério e estavam buscando incentivo para começar”.

Dentre as expectativas e maiores dificuldades de quem enfrenta dúvidas sobre o funcionamento do mercado literário, o difícil acesso à relevantes casas editoriais é o principal. “A principal dificuldade que as autoras iniciantes relatam é conseguir acesso às grandes editoras e ter um entendimento maior de como funciona o mercado. Nesse sentido, a experiência do Retiro é muito útil, porque a gente proporciona esse contato e tenta familiarizar as participantes com o funcionamento das editoras”, contam elas.

No último Retiro de Escritoras realizado, o evento ofereceu uma bolsa para participantes de baixa renda e ainda as organizadoras pretendem ampliar a política de descontos para o próximo retiro, oferecendo uma chance de participação às mulheres formadas em escolas públicas e as que já são mães.

Literatura de mulheres

O esforço em criar um ambiente que seja acolhedor e de encorajamento é notório para as mulheres que já participaram durante o fim de semana do retiro. “Algumas meninas falam sobre como é libertador discutir literatura de mulheres, entre mulheres”, dizem as responsáveis, Beatriz e Emanoelle.

É um momento para mulheres explorarem as habilidades como escritoras, valorizarem seus trabalhos e conhecer – de maneira mais profunda – a relação delas com a literatura. “Nossa recomendação é que as escritoras considerem o Retiro um investimento nelas mesmas e em sua vocação e aproveitem o evento ao máximo, conversando com as palestrantes, discutindo suas ideias, pedindo dicas, trocando contatos, divulgando suas obras.”, acrescentam.

Serviço:

A taxa de inscrição para o Retiro de Escritoras é de R$ 995,00. Isso inclui o transporte de ida e volta, hospedagem, todas as refeições, as cinco palestras e todas as atividades e assessoria dada durante o evento.

É possível pagar à vista através de boleto ou depósito bancário, ou parcelado em até 18x através do PagSeguro. Se algum participante indicar um amigo para participar, os dois ganham 10% de desconto.