O Pontão de Cultura Areté e a Rede de Pontos de Cultura de Campinas realizarão no dia 22 de julho, segunda-feira, diversas atividades para celebrar os 5 anos da Lei Cultura Viva que criou o Termo de Compromisso Cultural para o financiamento das ações das OSCs da cultura.

Ponto de Cultura Ungambikkula (Foto: Acervo Ungambikkula)

O dia se iniciará com o Encontro de Cidadania Cultural às 10h com visitas a três Pontos de Cultura da cidade: Ponto de Cultura Menino Chorão no Campo Belo, Instituto Anelo, no Jardim Florence, e Comunidade Jongo do Dito Ribeiro no Jardim Roseira.

As visitas têm como objetivo conhecer a diversidade das organizações que são Pontos de Cultura na cidade, que vão desde o centenário Centro de Cultura Letras e Artes até um movimento liderado por mulheres em uma ocupação na periferia da cidade com apoio do Instituto Padre Haroldo, passando pela Cooperativa Cultural Ungambikkula, grupo formado por artistas de diferentes linguagens, da música, das artes visuais, da dança e da gastronomia, que trabalham com o desenvolvimento da consciência. “Quanto mais o Ponto de Cultura se articula, mais potente fica”, destaca Mãe Alê do Jongo, idealizadora da Areté Gestão Cultural e Apoio ao Terceiro Setor, organização proponente do Pontão de Cultura Areté.

Às 14h será realizado na Prefeitura de Campinas o lançamento da Rede Cultura Viva 2019, celebrando o edital que selecionou 12 Pontos de Cultura, resultado de convênio de R$ 1.960.000,00 entre a Prefeitura de Campinas e o governo federal no ano de 2015, com a presença do Secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, o Secretário de Diversidade Cultural do Ministério da Cidadania, Gustavo Amaral e o Vice Prefeito de Campinas Henrique Magalhães Teixeira.

Ponto de Cultura Comunidade Jongo do Dito Ribeiro (Foto: Fabiana Ribeiro)

Na ocasião, os Pontos de Cultura vão apresentar um calendário de 150 ações espalhadas pela cidade, que compreendem todas as linguagens artísticas, as culturas de matriz africana e indígena, comunicação, cultura da infância e a diversidade. “A proposta desse encontro é iniciar um processo de vivências dialógicas que gerem indicadores que permitam a articulação, colaboração, integração e fortalecimento da rede dos Pontos de Cultura de Campinas”, explica Marcelo Ricardo, gestor cultural e coordenador da Rede Cultura Viva.

A atividade de encerramento será às 19h na Estação Cultura, com a Roda de Conversas e Trocas sobre Políticas Públicas de Financiamento para a Cidadania Cultural, com a presença de gestores públicos dos governos federal, estadual e municipal e especialistas da sociedade civil.

Entre eles, está Gustavo Amaral, Secretário de Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, gestor público do governo federal que cuida da Política Nacional Cultura Viva e que recentemente lançou o 7º Prêmio de Culturas Populares – edição Teixeirinha, que destina recursos a mestras e mestres da cultura popular brasileira e organizações da sociedade civil.

Um representante do governo estadual falará sobre as modalidades do ProAC Expresso para culturas populares e tradicionais e o edital estadual de Pontos de Cultura. Da parte da Prefeitura, será apresentada a nova proposta de destinação do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) para o setor e o edital de patrimônio imaterial.

O evento também contará com especialistas da sociedade civil que vão falar sobre os cenários e perspectivas do setor. “Nosso Pontão tem a honra de ativar mais possibilidades da cidadania cultural e de comunidades. De permitir a geração de ativos, de trocas econômicas, de valores sociais e de políticas”, pontua Rodrigo Martins, coordenador do Pontão de Cultura Areté.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Encontro de Cidadania Cultural

Visita a Pontos de Cultura da cidade
Data: 22 de julho de 2019
Horário: 10h às 12h

Endereço: Ponto de Cultura Menino Chorão – Rua 01 – Cidade Singer, Campinas – SP; Instituto Anelo – R. Profa. Elizabete Serafim de Oliveira, 78 – Jardim Florence, Campinas – SP; Comunidade Jongo do Dito Ribeiro – R. Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas

Lançamento da Rede Cultura Viva

Data: 22 de julho de 2019

Horário: 14h às 15h

Endereço: Salão Vermelho – Prefeitura Municipal de Campinas

Roda de Conversas e Trocas sobre Políticas Públicas de Financiamento para a Cidadania Cultural

Data: 22 de julho de 2019
Horário: 19h às 22h
Endereço: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n