A Associação Internacional de Advogados classificou como “inaceitável” a declaração do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) ao atacar a figura do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e tentar diminuir a importância institucional da OAB.

Felipe Santa Cruz (foto fabio rodriguez pozzebom – ag brasil)

O advogado Horacio Bernardes Neto, presidente da associação, afirmou serem totalmente inaceitáveis os termos utilizados pelo presidente da República em relação à morte de Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, um dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar, e reiterou a posição da entidade em defesa do Estado de Direito.

A Associação Internacional de Advogados (em inglês, IBA) foi fundada em 1947, logo após a Segunda Guerra, e é uma associação de juristas internacionais que possui mais de 80.000 advogados individuais e 190 Ordens de Advogados e sociedades jurídicas em 160 países.

Para o presidente da IBA é fundamental que as instituições brasileiras adotem uma firme defesa do Estado de Direito e das liberdades individuais. (Carta Campinas com informações de divulgação)