Em entrevista concedida ao site Sul21 na quarta-feira, dia 3, em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou a favor da Lava Jato, mas contra a partidarização e politização que ocorreu com setores do Judiciário brasileiro. ““Não venham me dizer que eu sou contra a Lava Jato. Eu sou contra transformar uma operação de investigação em uma ação política e foi o que fizeram em relação a mim”, afirmou.

(foto de vídeo)

O ex-presidente também questionou papel desempenhado pela Rede Globo na sua prisão e atualmente. A emissora fez intensa campanha jornalística e investigativa contra o ex-presidente, dando destaques de horas e horas nos principais telejornais durante os vários anos da Lava Jato. Nunca produziu uma pauta que questionasse os métodos dos procuradores e do juiz Sérgio Moro. Na cobertura dos vazamentos do site The Intercept, as reportagens da Globo tentam ainda desacreditar os vazamentos, criminalizar o jornalismo de Glenn Greewald. A postura continua de porta-voz da Lava Jato.

Para o ex-presidente Lula, é a Rede Globo que impede que ele seja solto. “Eu acho que quem não quer que eu não saia daqui nunca é a Globo. A Globo poderia vir aqui fazer uma entrevista comigo, como você está me entrevistando. Ela poderia mandar o Bial e transmitir ao vivo. Com a Globo, como eu não confio, eu não faço gravando, só ao vivo. Ou poderia mandar o William Bonner e fazer no Jornal Nacional. Quando eu fui eleito eles não quiseram me entrevistar ao vivo?”, afirmou.

Veja entrevista completa no Sul 21