Durante as três últimas semanas de julho, acontece o I Festival de Arte Drag de Campinas.

A principal atividade do Festival serão as noites de shows, com apresentação de drags nos três últimos finais de semana (sábado e domingo) em espaços culturais diversos da cidade de Campinas.

Além disso, haverá uma programação secundária com oficinas culturais.

Nas Noites de Shows, mais de 30 drags da cidade de Campinas e região farão suas performances ao longo das seis noites. Em todas elas, Jaqueline Ramirez fará a abertura com a apresentação de seu solo em trapézio chamado “Como a cigarra”, fruto do projeto FICC 2015-2016.

Como atividades secundárias, ocorrerão também:

– cinco oficinas de montagem de performance drag, direcionadas a drags iniciantes, nais quais se montará uma performance a ser apresentada nas noites de show.

-duas oficinas de circo, modalidade trapézio de dança, direcionadas ao público maior de idade com ou sem experiência.

O festival faz parte das comemorações de aniversário da cidade de Campinas.

Drag é um fazer artístico que converge desde a arte transformista até as performances queers: drag kings, andróginos, barbies, bate cabelo etc etc. Trata-se de um fazer bastante diverso e cheio de narrativas peculiares, mas que tem em comum a arte da montação. O I Festival de Arte Drag decorre da necessidade de celebrar a arte drag em suas diferentes manifestações, levando-a para o espaço teatral e para novos públicos.

A primeira edição começa pequena e sem financiamento, é organizada por Jaqueline Ramirez, em parceria com a Usina Geradora, o coletivo Casarão e a Secretaria de Cultura de Campinas. As oficinas são uma contrapartida do financiamento do número “Como a cigarra – trapézio de dança”, projeto FICC 2015-2016. Nesta edição, todos os artistas que se apresentam são voluntários. Portanto, o Festival também é feito em colaboração com cada um destes artistas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Noites de Shows:
13 e 14 de julho: Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo.
20 e 21 de julho: Teatro Maria Monteiro no Padre Anchieta.
27 e 28 de julho: Sala dos Toninhos na Estação Cultura, Centro de Campinas.
Sempre às 19h30.
Contribuição no chapéu.
Link: https://www.facebook.com/events/468614153968502/

Oficinas

Oficinas de trapézio de dança:

Oficina de montagem de performance drag:

  • 12/07 no Centro Cultural Casarão às 15h
  • 20 e 21/07 no Teatro Maria Monteiro às 10h
  • 27 e 28/07 na Sala dos Toninhos às 10h