“Cafarnaum”, de Nadine Labaki

O Circuito de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, traz neste mês de julho diversos títulos nacionais e internacionais que integram a programação dos ciclos que acontecem no espaço.

Destaque para um ciclo sobre o cineasta japonês Yasujiro Ozu, uma programação especial de férias que traz filmes indicados ao Oscar 2019, além de animações, um ciclo baseado na obra do ator Ricardo Darín, e também o “Cine Tela Preta”, que discute questões raciais.

O “Festival de Inverno”, com curadoria de Ricardo Pereira e Gustavo Sousa, exibe filmes como “Cafarnaum”, de Nadine Labaki, “A Casa que Jack Construiu”, de Lars von Trier e o italiano “Suspiria”, de Luca Guadagnino.

Um ciclo em homenagem ao cineasta italiano Franco Zeffirelli exibe o clássico “Romeu e Julieta”. O Cineclube Outubro exibe o premiado “Z”, de Costa-Gavras, baseado no romance homônimo de Vassilis Vassilikos.

Toda a programação é gratuita e seguida de debate. Veja abaixo mais informações sobre o Circuito de Cinema do MIS em julho com sinopses, datas e horários das exibições.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Segunda-feira, 1º de julho, 19h

Título: A Dança

Ano: 2017
Direção: Taís Bastos Gogorza

Gênero: Documentário  

Duração: 14 minutos

Sinopse: O documentário aborda as questões dos papéis de gênero na dança de salão, discorrendo sobre sua trajetória, das vertentes tradicionais às contemporâneas.

As Irmãs Munekata , de Yasujiro Ozu

Programação Especial: O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo

Sobre o cineasta: Yasujiro Ozu foi um diretor de cinema e roteirista japonês. Ozu começou por realizar comédias, originais no seu estilo, antes de se dedicar a obras com maiores preocupações sociais na década de 1930, principalmente ao focar dramas familiares. Outros temas caros ao mestre japonês são a velhice, o conflito entre gerações, a nostalgia, a solidão e inevitabilidade da decadência, como se verifica, de imediato, nos títulos dos seus filmes que evocam o passar do tempo: é frequente que os seus filmes terminem num local ou numa situação diretamente ligada com o início, acentuando o carácter temporal “circular” (como as estações do ano ou a alternância das marés) destas obras. Sob sua direção, possui um total de cinquenta e quatro filmes.

Segunda-feira, 1º de julho, 19h30

Título: As Irmãs Munekata

Ano: 1950

Sinopse: A relação entre as irmãs Setsuko (Kinuyo Tanaka) e Mariko (Hideko Takamine) é explorada de forma sutil, porém extremamente intensa. Setsuko é casada com Mimura (Sô Yamamura), um homem desempregado que sofre de alcoolismo, porém seu grande amor é Hiroshi (Ken Uehara), um sofisticado colecionador. A jovem Mariko também é apaixonada por Hiroshi, mas ainda assim incentiva a aproximação dos dois. Preto de Branco. Falado.

País: Japão.

Duração: 112 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Oscar 2019”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira.

Terça, 2 de Julho, 14h

Título: Bohemian Rhapsody. Direção: Bryan Synger.
Sinopse: Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon formam a banda de rock Queen em 1970. Quando o estilo de vida agitado de Mercury começa a sair de controle, o grupo precisa encontrar uma forma de lidar com o sucesso e os excessos de seu líder. Colorido

Pais: EUA.

Duração: 133 min.

Programação Especial – Projeto Círculos, Diálogos e Mediações

Ciclo de Cinema – Espiral do Conflito – Baseado na obra de Ricardo Darín

Curadoria: Fabiana Regina Bizarro Salateo e Celso Ricardo Júlio

Apoio: Rotary E-Club do Distrito 4590

O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella

Terça-feira, 2 de julho, 19h30

Título: O Segredo dos Seus Olhos

Direção: Juan José Campanella.

Sinopse: Benjamin Espósito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta. O Segredo dos Seus Olhos é o 2º filme dirigido por Juan José Campanella a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O anterior foi O Filho da Noiva (2001). Ele também é o 2º filme argentino a ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, depois de A História Oficial (1985).

País: Espanha, Argentina.

Ano: 2009.

Duração: 129 min.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo

Quarta-feira, 3 de julho, 19h30

Título: Coral de Tóquio

Ano: 1931.

Sinopse: Okajima (Tokihiko Okada), ao desafia o patrão, um homem autoritário e impulsivo, por discordar da demissão de um colega, é despedido sumariamente e engrossa o enorme contingente de desempregados da época. Para comprar comida, vende os quimonos da esposa. Depois de vários percalços, tem uma nova oportunidade com um antigo professor, agora proprietário de um restaurante, que lhe oferece um emprego temporário para carregar placas de anúncios pela rua. Preto e Branco.

Pais: Japão.

Duração: 90 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Animações”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira.

Quinta, 4 de Julho, 14h

Título: Homem-Aranha no Aranhaverso.

Direção: Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman.
Sinopse: Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha. Legendado.

País: EUA.

Duração: 116 min.

Ano: 2018.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Quinta-feira, 4 de julho, 19h

Título: A Dança. Ano: 2017.
Direção: Taís Bastos Gogorza.

Gênero: Documentário.

Duração: 14 min.

Sinopse: O documentário aborda as questões dos papéis de gênero na dança de salão, discorrendo sobre sua trajetória, das vertentes tradicionais às contemporâneas.

Programação Especial – Cine Tela Preta

Curadoria: Ângela Bassualdo, Patrícia Lima e Renata Arendt 

Quinta-feira, 4 de julho, 19h30

Título: A última abolição.

Direção: Alice Gomes.

Sinopse: O documentário rememora os movimentos abolicionistas, seus desdobramentos e a consequente situação do negro na sociedade contemporânea brasileira. Tratando o tema como um todo, o filme aborda a chegada dos primeiros navios negreiros, o fortalecimento dos movimentos abolicionistas, o cenário pós-abolição e a condição do negro na sociedade desde aquela época. “É enorme a necessidade de se falar sobre a resistência escrava no período e as nuances do abolicionismo no Brasil porque, embora sejam temas muito estudados na academia, são pouco explorados no nosso audiovisual”, enfatiza Alice, que conta em seu filme de estreia com a supervisão artística de Jeferson De e roteiro e entrevistas de Luciana Barreto.

País: Brasil.

Ano: 2018.

Duração: 85 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Sexta-feira, 5 de julho, 19h

Título: A Dança.
Ano: 2017
Direção: Taís Bastos Gogorza.

Gênero: Documentário.

Duração: 14 min.

Sinopse: O documentário aborda as questões dos papéis de gênero na dança de salão, discorrendo sobre sua trajetória, das vertentes tradicionais às contemporâneas.

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sexta, 5 de Julho, 19h30

Título: A Favorita.

Direção: Yorgos Lanthimos.
Sinopse: No começo do século XVIII, a rainha Anne é uma monarca doente e frágil, além de facilmente manipulável. Sua amiga Lady Sarah é quem, na verdade, manda no reino, até a chegada de uma prima pobre, Abigail, disposta a tomar o seu lugar. Colorido.

País: Inglaterra.

Ano: 2018.

Duração: 119 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon.

Sábado, 6 de julho, 15h40

Título: Tolerância Com Quem?

Ano: 2018.
Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo.
Gênero: Documentário.

Duração: 20 min.

Sinopse: O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?” 

Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli

Programação Especial – Ciclo: Franco Zeffirelli

Curadoria: Adriano de Jesus.

Sábado, 6 de julho, 16h

Título: Romeu e Julieta.

Direção: Franco Zeffirelli.

Sinopse: Em Verona, Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olívia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas consequências uma vez que nenhuma das duas famílias, cada vez mais envolvidas em um conflito sangrento, não deixará que os dois consumem a paixão. Baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Foi filmado inteiramente na Itália, em diversas locações. Mundialmente famosa, a canção-tema do filme foi gravada por Johnny Mathis – A time for us. Venceu o Oscar de 1969 nas categorias de melhor fotografia e melhor figurino.

País: Reino Unido, Itália.

Ano: 1968.

Duração: 138 min.

Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sábado, 6 de Julho, 19h30

título: Cafarnaum.
Direção: Nadine Labaki.
Sinopse: Zain tem 12 anos e uma vida tumultuada. Seus pais não tiveram dinheiro para registrá-lo, assim, ele não tem assistência médica nem vai à escola. Trabalha duramente para ajudá-los e aos irmãos menores. Quando os pais decidem casar sua irmã, de 11 anos, assim que ela tiver a primeira menstruação, ele se revolta e tenta impedir. Colorido.

Pais: Líbano.

Ano: 2018.

Duração: 121 min.

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Segunda-feira, 8 de julho, 19h

Título: Photodiary.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Diário fílmico em que o diretor tenta expressar os seus sentimentos por meio de diferentes técnicas para exibir as imagens do cotidiano. Experimental. Colorido

País: Japão.

Ano: 1986.

Duração: 3 min.

Classificação indicativa: Livre.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Segunda-feira, 8 de julho, 19h30

Título: Meninos de Tóquio.

Ano: 1932.

Sinopse: Dois irmãos, Chichi (Tatsuo Saito) e Keiji (Tomio Aoki), acompanhando o movimento dos pais, se mudam para uma nova vizinhança em Tóquio e se transformam em líderes de uma gangue de garotos após destituírem o mais forte deles. Preto e Branco. Mudo.

País: Japão.

Duração: 100 min.

Programação Especial – Projeto Círculos, Diálogos e Mediações

Ciclo de Cinema – Espiral do Conflito – Baseado na obra de Ricardo Darín

Curadoria: Fabiana Regina Bizarro Salateo e Celso Ricardo Júlio.

Apoio: Rotary E-Club do Distrito 4590.

Terça-feira, 9 de julho, 19h30

Título: Elefante Branco.

Direção: Pablo Trapero.

Sinopse: O padre Julián (Ricardo Darín) e o padre Nicolás (Jérémie Renier) trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Villa Virgen, periferia de Buenos Aires. O local é um antro de violência e miséria. A polícia corrupta e os próprios sacerdotes da Igreja nada fazem para mudar essa realidade e os dois clérigos terão de pôr suas próprias vidas em risco para continuar do lado dos mais pobres.

País: Argentina, França, Espanha.

Ano: 2012.

Duração: 105 min.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Quarta-feira, 10 de julho, 19h30

Título: Filho Único.

Ano: 1936.

Sinopse: Uma mãe solteira (Choko Iida), operária numa fábrica, sofre para poder criar o filho, Ryousuke (Himori Shin’ichi). Anos mais tarde, este já adulto, se muda para Tóquio para cursar medicina. Após ter se formado, sua mãe resolve ir visitá-lo, esperando encontrar um médico de sucesso, mas encontra um filho desempregado, casado e morando nos subúrbios. Preto e Branco. Falado.

País: Japão.

Duração: 82 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Animações”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Quinta, 11 de Julho, 14h

Título: Mirai no Mirai.

Direção: Mamoru Hosoda.
Sinopse: Kun é um menino com uma infância feliz até a chegada de Mirai, sua irmãzinha. Com ciúmes desse bebê que monopoliza a atenção dos pais, ele vai se retraindo pouco a pouco. No fundo do seu jardim, o menino embarca em um mundo fantástico, onde o passado e o futuro se misturam. Lá, ele conhece seus parentes em diferentes idades da vida: sua mãe ainda criança, seu bisavô na juventude e sua pequena irmã na adolescência. Através dessas aventuras, Kun vai descobrir sua própria história. Legendado. Colorido.

País: Japão.

Ano: 2018.

Duração: 98 min.

“Z”, de Costa-Gavras

Cineclube Outubro – “Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz” (Milton Nascimento; Fernando Brant e Márcio Borges. Música: O que foi feito de Vera).

Quinta-feira, 11 de julho, 19h

Título : “Z”. Direção: Costa-Gavras.
Sinopse: O assassinato real de um político liberal (Yves Montand), cometido como se fosse um acidente, é retratado no caso Lambrakis. Fato acontecido na Grécia no início da década de 1960, a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército. Baseado no romance homônimo de Vassilis Vassilikos. Premiado com o Oscar (1970) nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor edição para Françoise Bonnot. No Festival de Cannes 1969 (França) recebeu o Prêmio do Júri e o de melhor ator (Jean-Louis Trintignant).

País: Argélia, França.

Ano: 1969.

Duração: 125 min.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Observação: após a exibição do filme, haverá uma roda de discussão

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins.

Sexta, 12 de Julho, 19h
Título:
Wall.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Os violentos movimentos de vaivém de um gigantesco depósito de tijolos são apresentados repetidamente em uma fotografia segurada por uma mão. O objetivo técnico foi enfatizar a natureza plana da fotografia enquanto criava uma sensação dinâmica de profundidade dentro da própria fotografia. Experimental. Colorido.

País: Japão.

Ano: 1987.

Duração: 7 min.

Classificação indicativa: Livre.

A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sexta, 12 de Julho, 19h30

título: A Casa que Jack Construiu.

Direção: Lars von Trier
Sinopse: Jack é um engenheiro culto e sofisticado, mas esconde um temível segredo. É um serial killer contumaz e cruel. A cada crime, ele se esmera em superar suas técnicas, criando espetáculos de sangue e crueldade. Colorido.

País: Dinamarca.

Duração: 2018.

Duração: 144 min.

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins

Sábado, 13 de julho, 15h40

Título: Photodiary87.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Diário fílmico em que o diretor tenta expressar os seus sentimentos por meio de diferentes técnicas para exibir as imagens do cotidiano. Experimental. Colorido.

País: Japão.

Ano: 1987.

Duração: 3 min.

Classificação indicativa: Livre.

Programação Especial – Ciclo: Franco Zeffirelli

Curadoria: Adriano de Jesus.

Sábado, 13 de julho, 16h

Título: Irmão Sol, Irmão Lua.

Direção: Franco Zeffirelli.

Sinopse: A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas, renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III (Alec Guinness).

País: Reino Unido, Itália.

Ano: 1972.

Duração: 135 min.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sábado, 13 de Julho, 19h30

Título: Deixe a Luz do Sol Entrar.

Direção: Claire Denis.
Sinopse: Isabelle é uma artista plástica divorciada, mãe de uma garota de 10 anos. Bem-realizada profissionalmente, ela procura um amor verdadeiro. Mas seus relacionamentos, alguns com homens casados, a frustram. Mas ela não desiste. Colorido.

Pais: França.

Ano: 2017.

Duração: 94 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon.

Segunda-feira, 15 de julho , 19h

Título: Ransomware.

Ano: 2017.
Direção: Matheus Luiz.

Gênero: Ficção.

Sinopse: Ransomware [rãn·son·uér] é um tipo de programa de computador malicioso projetado para bloquear acesso ao sistema e dados de um computador até que uma quantia de dinheiro seja paga em criptomoeda. Exemplo: o ano é 2011, uma microempresa tem sua rede de computadores invadida por um vírus ransomware, expondo seus quatro funcionários a uma jornada exaustiva em um mundo cibernético desconhecido.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Segunda-feira, 15 de julho, 19h30

Título: Pai e Filha.

Ano: 1949 .

Sinopse: Noriko (Setsuko Hara) é uma jovem que dedica sua vida a cuidar de seu pai, o viúvo Somiya (Chishu Ryu). Mas logo, tanto o pai quanto a tia, começam a procurar um homem para que ela se case, ao passo que a jovem se recusa insistentemente, gerando uma tensão entre familiares que querem um matrimônio e uma filha que se recusa a deixar o pai. Preto e Branco. Falado.

País: Japão.

Duração: 108 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Oscar 2019”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça, 16 de Julho, 14h

Título: Green Book – O Guia.

Direção: Peter Farrelly.
Sinopse: Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Como precisa de um motorista e guarda-costas, Shirley recruta Tony Lip, um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial. Colorido.

País: EUA.

Ano: 2018.

Duração: 130 min.

Programação Especial – Projeto Círculos, Diálogos e Mediações

Ciclo de Cinema – Espiral do Conflito – Baseado na obra de Ricardo Darín

Curadoria: Fabiana Regina Bizarro Salateo e Celso Ricardo Júlio.

Apoio: Rotary E-Club do Distrito 4590.

Terça-feira, 16 de julho, 19h30

Título: Relatos Selvagens.

Direção: Damián Szifron.

Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. Representante argentino na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015.

País: Argentina, Espanha.

Ano: 2014.

Duração: 122 min.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Quarta-feira, 17 de julho, 19h30

Título: Também Fomos Felizes.

Sinopse: No período de superação da Segunda Grande Guerra no Japão, a família Mamiya vive uma vida normal e feliz. Vivendo dentro das normas sociais, chega a hora de escolher um pretendente para a jovem filha Noriko (Setsuko Hara). Enquanto os familiares e amigos dela se empenham em uma busca para encontrar um rapaz satisfatório, ela própria não se entusiasma tanto com a ideia e decide seguir de acordo com suas próprias e pensamentos, fazer seus próprios planos. Preto e Branco. Falado.

País: Japão.

Ano da produção: 1951.

Duração: 125 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Animações”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Quinta, 18 de Julho, 14h

título: Tito e os Pássaros.

Direção: Gustavo Steinberg, André Catoto, Gabriel Bittar.
Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. Colorido.

País: Brasil.

Ano: 2018.

Duração: 73 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon

Quinta-feira, 18 de julho, 19h

Título: Ransomware

Ano: 2017.
Direção: Matheus Luiz.

Gênero: Ficção  .

Sinopse: Ransomware [rãn·son·uér]. Tipo de programa de computador malicioso projetado para bloquear acesso ao sistema e dados de um computador até que uma quantia de dinheiro seja paga em criptomoeda. Exemplo: o ano é 2011, uma microempresa tem sua rede de computadores invadida por um vírus ransomware, expondo seus quatro funcionários a uma jornada exaustiva em um mundo cibernético desconhecido.

Programação Especial

Curadoria: Naja Paulino Ribeiro.

Quinta-feira, 18 de julho, 19h30

Título: The True Cost – O Custo Real.

Direção: Andrew Morgan.

Sinopse: Se você usa roupas, compra roupas, ou seja, Todos Nós fazemos parte disso. Através do mundo da moda, o documentário pensa sobre as roupas que usamos e as pessoas que as fabricam. Em meio a realidade industrial, o preço das roupas estão diminuindo há décadas, enquanto os custos ambientais e humanos só aumentam. Qual o impacto dessa indústria da moda? Quem realmente paga o preço pelas nossas roupas?

País: Bangladesh, Camboja, China, Dinamarca, França, Haiti, Índia, Itália, Uganda e Inglaterra.

Ano: 2015.

Duração: 92 min.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Observação: Após o filme, haverá uma roda de bate papo sobre “como fazer uma moda mais sustentável?”.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon.

Sexta-feira, 19 de julho, 19h

Título: Ransomware

Ano: 2017.
Direção: Matheus Luiz.

Gênero: Ficção.

Sinopse: Ransomware [rãn·son·uér] é um tipo de programa de computador malicioso projetado para bloquear acesso ao sistema e dados de um computador até que uma quantia de dinheiro seja paga em criptomoeda. Exemplo: o ano é 2011, uma microempresa tem sua rede de computadores invadida por um vírus ransomware, expondo seus quatro funcionários a uma jornada exaustiva em um mundo cibernético desconhecido.

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sexta, 19 de Julho, 19h30

título: Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi.

Direção: Dee Rees.
Sinopse: Dois jovens, um branco, outro negro, voltam da Segunda Guerra Mundial para suas famílias, na região do delta do Mississippi, onde reencontram um racismo resistente a qualquer transformação. Colorido

País: EUA.

Ano: 2017.

Duração: 134 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon.

Sábado, 20 de julho, 15h35

Título: Coisa-Malu.

Duração: 24 min.

Ano: 2015.

Gênero: Ficção.

Direção: Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende.

Sinopse: Malu é uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.

Ciclo Diversidade Sexual

Curadoria: Cineclube Purpurina.

Sábado, 20 de julho, 16h

título: O Mau Exemplo de Cameron Post.

Direção: Desiree Akhavan.
Sinopse: Cameron é uma adolescente como qualquer outra, cheia de dúvidas e questionamentos sobre si mesma. Quando é flagrada beijando outra garota, sua tia manda-a para um centro religioso, esperando que a menina seja “curada”. Colorido.

País: EUA.

Ano da produção: 2018.

Duração: 91 min.

Festival De Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sábado, 20 de Julho, 19h30

título: Nós (Us).
Direção: Jordan Peele.
Sinopse: Adelaide Wilson sofreu um grave trauma de infância, quando se perdeu dos pais e viveu uma experiência assustadora dentro de um suposto brinquedo. Anos depois, casada e mãe de dois adolescentes, ela volta à região e fica inquieta. Uma noite, aparecem na porta de sua casa quatro pessoas que são fisicamente idênticos a ela, seu marido e filhos e vêm com sede de uma misteriosa vingança. Colorido.

País: EUA.

Ano: 2019.

Duração: 116 min.

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins.

Segunda-feira, 22 de julho, 19h

Título: Devil’s Circuit.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Um arranha-céu de 60 andares é exibido em uma incrível velocidade. Experimental. Colorido.

País: Japão.

Ano: 1988.

Duração: oito min.

Classificação indicativa: Livre.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo

Segunda-feira, 22 de julho, 19h30

Título: Era uma Vez em Tóquio.

Ano: 1953.

Sinopse: Um casal de idosos, Shukichi (Chishu Ryu) e Tomi (Chieko Higashiyama), viaja para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, Noriko (Setsuko), que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, Noriko e complexos sentimentos são revelados. Preto e Branco. Falado.

Pais: Japão.

Duração: 136 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Oscar 2019”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira

Terça, 23 de Julho, 14h

Título: Infiltrado na Klan.

Direção: Spike Lee.
Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Colorido.

País: EUA.

Ano: 2018.

Duração: 136 min.

Programação Especial – Projeto Círculos, Diálogos e Mediações

Ciclo de Cinema – Espiral do Conflito – Baseado na obra de Ricardo Darín

Curadoria: Fabiana Regina Bizarro Salateo e Celso Ricardo Júlio.

Apoio: Rotary E-Club do Distrito 4590.

Título: Conto Chinês.

Direção: Sebastián Borensztein.

Sinopse: Roberto (Ricardo Darín) é um argentino recluso e mal-humorado. Ele leva a vida cuidando de uma pequena loja e tem o hobbie de colecionar notícias incomuns. A comodidade de sua vida é interrompida quando ele encontra um chinês (Ignacio Huang) que não fala uma palavra de espanhol. O imigrante acabara de ser assaltado e não tem lugar para ficar em Buenos Aires. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático viver com ele e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês.

País: Espanha e Argentina.

Ano: 2011.

Duração: 100 min.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Quarta-feira, 24 de julho, 19h30

Título: Bom Dia.

Sinopse: Uma novidade vem abalar um tranquilo bairro da periferia de Tóquio: um jovem casal comprou uma TV e todos os garotos do bairro vão à sua casa assistir ao torneio nacional de sumô, ao invés de estudar. Dois destes garotos, os irmãos Isamu (Masahiko Shimazu) e Minoru (Shitara Koji), pedem aos pais que comprem uma TV. Os pais recusam, e em represália os dois fazem uma greve de silêncio. Recusando-se a falar com os pais e com os outros colegas do bairro, os irmãos acabam provocando uma série de situações embaraçosas. Colorido. Falado.

Ano: 1959.

País: Japão.

Duração: 94 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Animações”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira.

Quinta, 25 de Julho, 14h

Título: O Colecionador.

Direção: Milorad Krstic.
Sinopse: Ruben, Brandt é um psicoterapeuta famoso que está convencido de que deve roubar 13 obras de arte das mais renomadas do mundo para pôr fim aos terríveis pesadelos que o assombram todas as noites. Para realizar esse feito, Ruben reúne um grupo de pacientes e colegas que ele pretende treinar em equipe. Não tarda para que o psicoterapeuta se torne um criminoso procurado, apelidado de O Colecionador. Colorido.

País: Hungria.

Ano: 2018.

Duração: 96 min.

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins.

Quinta-feira, 25 de julho, 19h

Título: The Mummy’s Dream.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: A versão cinematográfica de Tóquio como uma cidade decadente e que perdeu a sua beleza: as pessoas desapareceram e foram arrancadas as decorações de edifícios. Experimental. Preto e Branco.

País: Japão.

Ano: 1989.

Duração: seis min.

Classificação indicativa do filme: Livre.

Programação Especial

Curadoria: Naja Paulino Ribeiro.

Quinta-feira, 25 de julho, 19h30

Título: River Blue – Rio Azul.

Direção: David McIlvride, Roger Williams 

Sinopse: River Blue é um documentário premiado narrado por Jason Priestley que acompanha o conservacionista de rio internacionalmente celebrado, Mark Ângelo, em uma jornada que descobre o lado perverso da indústria da moda. Abrangendo o globo para se infiltrar em uma das indústrias mais poluidoras do mundo, e falando com designers de moda e protetores de água em todo o planeta, olhando como nossas roupas são feitas. Este documentário inovador examina a destruição dos nossos rios, o efeito sobre a humanidade e as soluções que inspiram a esperança de um futuro sustentável. Um documentário primorosamente trabalhado, fascinante, emocionante. River Blue fará com que você pergunte a suas marcas favoritas como suas roupas são feitas. 

País: Canadá.

Ano: 2016.

Duração: 100 min.

Classificação indicativa do filme: Não recomendado para menores de 14 anos.

Observação: Logo após o filme, haverá uma roda de bate papo sobre como fazer uma moda mais sustentável?

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins.

Sexta-feira, 26 de julho, 19h

Título: Vênus.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: Um símbolo de beleza e de amor é apresentado por meio de uma foto de uma mãe segurando o seu filho e parada em frente a um conjunto habitacional. Experimental. Preto e Branco.

País: Japão.

Ano: 1990.

Duração: cinco min.

Classificação indicativa do filme: Livre.

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sexta, 26 de Julho, 19h30

título: O Mau Exemplo de Cameron Post.

Direção: Desiree Akhavan.
Sinopse: Cameron é uma adolescente como qualquer outra, cheia de dúvidas e questionamentos sobre si mesma. Quando é flagrada beijando outra garota, sua tia manda-a para um centro religioso, esperando que a menina seja “curada”. Colorido.

País: EUA.

Ano da produção: 2018.

Duração: 91 min.

Ciclo “Curta Curtas”

Curadoria: Celly Siqueira Martins.

Sábado, 27 de julho, 15h40

Título: December Hide-And-Go-Seek.

Direção: Takashi Ito.

Sinopse: O filme apresenta Ryuta, o filho do diretor do filme, aos cinco anos de idade. Experimental. Colorido.

País: Japão.

Ano da produção: 1993.

Duração: oito min.

Classificação indicativa do filme: Livre.

Programação Especial – CineInverte – Mostra Liberdade e Cultura Latino-americana

Sábado, 27 de julho, 16h

Título: A Ditadura Perfeita.

Direção: Luis Estrada.

Sinopse: Depois de mais uma das frequentes gafes cometidas pelo presidente da República, o MX TV, maior conglomerado de comunicação do México, tem que ajudar seu aliado político antes que a polêmica gere uma crise na sua imagem. Para isso, a televisão tenta desviar a atenção do povo exibindo, em horário nobre, um vídeo onde o Governador Carmelo Vargas (Damián Alcázar) pratica corrupção. Desesperado para salvar seu futuro político, Vargas decide fechar um acordo secreto com a própria emissora que o denunciou para mudar sua imagem e torná-lo a nova estrela política do país. São encarregados para a missão Carlos Rojo (Alfonso Herrera), um ambicioso produtor de televisão e Ricardo Diaz (Osvaldo Benavides), o principal repórter da emissora. Mas para lançar esse possível novo candidato à presidência a qualquer custo, a situação pode acabar fugindo do controle.

País: México.

Ano da produção: 2014

Duração: 143 min.

“Suspiria”, de Luca Guadagnino

Festival de Inverno

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

Sábado, 27 de Julho, 19h30

título: Suspiria.

Direção: Luca Guadagnino
sinopse: Susie é uma jovem americana, aceita numa prestigiosa academia de dança na Berlim dividida do final dos anos de 1970. Ela acaba se destacando, sendo escolhida para protagonizar num balé complexo, o que pode lhe trazer consequências assustadoras. Colorido

País: Itália.

Ano da produção: 2018.

Duração: 152 min.

Curta MIS

Curadoria: Jean Góes e Ana Amon.

Segunda-feira, 29 de julho, 19h

Título: Entrementes.
Direção: Ana Amon.
Ano da produção: 2015.
Gênero: Ficção.
Duração: oito min.
Sinopse: Durante sessões de terapia, Miguel relata situações de conflito que ocorreram entre ele e um amigo próximo. 

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Segunda-feira, 29 de julho, 19h30

Título: Ervas Flutuantes.

Ano da produção: 1959 .

Sinopse: Uma companhia japonesa de teatro kabuki aporta numa pequena ilha de pescadores. Komajuro (Ganjirô Nakamura), um dos fundadores do grupo, passa a frequentar todos os dias a casa de sua antiga amante, Oyoshi (Haruko Sugimura), dona de um bar. Há anos, tiveram um filho juntos, Kiyoshi (Hiroshi Kawaguchi), que acabara de se formar na escola e foi trabalhar nos correios. Por Komajuro sempre ter sido um ator viajante, ele e Oyoshi sempre esconderam de Kiyoshi a identidade do pai, dizendo que ele era apenas um tio e que o pai de verdade dele tinha morrido há muito tempo. Colorido. Falado.

País: Japão.

Duração: 119 min.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” – “Oscar 2019”

Curadoria: Andrea Reis e Ricardo Pereira.

Terça, 30 de Julho, 14h

título: Nasce Uma Estrela. Direção: Bradley Cooper.
sinopse: Jackson Maine é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber. É quando conhece Ally, uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la e eles acabam se casando. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois. Colorido.

País: EUA.

Ano da produção: 2018.

Duração: 134 min.

Programação Especial – Projeto Círculos, Diálogos e Mediações

Ciclo de Cinema – Espiral do Conflito – Baseado na obra de Ricardo Darín

Curadoria: Fabiana Regina Bizarro Salateo e Celso Ricardo Júlio.

Apoio: Rotary E-Club do Distrito 4590.

Terça-feira, 30 de julho, 19h30

Título: Nove Rainhas.

Direção: Fabián Bielinsky.

Sinopse: Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.

País: Argentina.

Ano da produção: 2000.

Duração: 115min.

Programação Especial – O Cinema de Yasujiro Ozu

Curadoria: Daniel Aleixo.

Quarta-feira, 31 de julho, 19h30

Título: A Rotina Tem Seu Encanto.

Ano da produção: 1962.

Sinopse: Após um encontro com amigos, o militar viúvo Shuhei Hirayama (Chishu Ryu) passa a temer que sua filha adulta, Michiko (Shima Iwashita), fique solteira para sempre e, consequentemente, amarga e triste. Ele decide então procurar um bom partido para a moça e uma companheira para cuidar dele na velhice. Colorido. Falado.

País: Japão.

Duração: 113 min.

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800

Programação sujeita a alterações

Entrada gratuita (32 lugares)

(Carta Campinas com informações de divulgação)