Ex-presidente Lula é absolvido por unanimidade no TRF-1, em acusação de obstrução de Justiça

A 4ª Turma do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) absolveu por unanimidade o ex-presidente Lula e outras cinco pessoas da acusação de suposta obstrução à Justiça no caso Nestor Cerveró.

(foto ricardo stuckert)

O tribunal endossou a sentença do juiz de primeira instância que considerou que o ‘flagrante’ que deu origem à ação foi preparado, ou seja, foi fabricada uma prova inidônea.

De acordo com a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), aceita pela Justiça em julho de 2016, Lula e outros acusados, como Delcídio Amaral, Maurício Bumlai e José Carlos Bumlai teriam obstruído a Justiça na tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

Em primeira instância, o juiz reconheceu que “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável” por parte de Lula, afastando a acusação de que ele teria tentado impedir ou modular a delação premiada de Nestór Cerveró.

A defesa do ex-Presidente Lula sempre demonstrou que a acusação se baseou em versão criada por Delcídio do Amaral para obter benefícios em acordo firmado com o Ministério Público Federal. Durante o processo, Cerveró, assim como as demais testemunhas ouvidas — de acusação e defesa —, jamais confirmaram qualquer participação de Lula em atos objetivando interferir na delação premiada do ex-diretor da petrolífera. (Do 247)

Recent Posts

Ataques a imagens de santos católicos se espalham pelo Brasil na véspera das eleições

(imagem ataque em 2022 - reprodução) Na tentativa de manter um candidato de família miliciana…

20 hours ago

MIS Campinas recebe a exposição ‘Amazônia’, da artista plástica campineira Haitha

(foto olivia borges - divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas…

23 hours ago

No Dia da Música, Campinas ganha pianos públicos em Viracopos e na Prefeitura

Quem passar pela Prefeitura de Campinas a partir desta quarta-feira (1º/10), Dia da Música, vai…

23 hours ago

Transações com Pix caíram 10% nos dias seguintes à proibição das Bets

(foto marcello casal jr - ag brasil) O número de transações realizadas por Pix caiu…

2 days ago

Milton Hatoum fala sobre suas experiências como escritor e literatura em Campinas

(foto divulgação) O escritor Milton Hatoum estará no Sesc Campinas na noite desta quarta-feira (30/9)…

2 days ago

Filme O Jovem Ahmed será exibido no projeto que une cinema e psicanálise

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

2 days ago