.Por Eli Fernandes.

O Caps AD Independência, no Jardim Europa, em Campinas, está em campanha de arrecadação de roupas, calçados e acessórios para auxílio aos seus usuários mais necessitados. Trata-se de um serviço público de saúde que integra a rede do SUS em Campinas e atende sem cobrar pelo menos 300 pessoas que fazem ou fizeram uso de álcool ou outras drogas. Funciona 24 horas diárias e gerenciado em parceria do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, com a Prefeitura de Campinas, através de convênio firmado na Secretaria Muncipal de Saúde.

(imagem ilustrativa – dp)

O telefone do Caps Independência, para mais informações, é o (19) 3272 – 0404. O principal objetivo é ajudar os usuários que, por algum motivo, seja exposição à situação de moradia em praças, calçadas e adjências, ou por ter baixa renda ou renda nenhuma, não estão têm condições de adquirir as roupas e calçados para uso no dia a dia. Mais de 100 pessoas são atendidas com frequencia no Caps Independência.

Para fazer a doação, basta procurar o Caps que está localizado à Rua Venezuela, número 10, no bairro Jardim Europa, região Sul de Campinas, próximo à avenida Prestes Maia a rodovia Anhanguera. O Caps AD Independência não opera com internação mas com a reintegração dos usuários à sociedade. Desenvolve diferentes ações que vão desde atendimento médico ou psicológico, por exemplo, até realização de oficinas de geração de renda para os usuários e melhorias neste serviço de saúde pública.

O Caps é um Centro de Atenção Psicossocial que busca o controle, redução ou eliminação completa do uso de álcool e outras drogas pelos usuários. A unidade existe há mais de 10 anos e integra a rede de serviços públicos de atenção à saúde mental na cidade. Existem outros Caps Álcool e Drogas na cidade. O Caps Independência atende os bairros na região Sul da cidade, como Jardim Fernanda, no limite com Indaiatuba, Jardim São Fernando, próximo à região central de Campinas ou mesmo pessoas em situação de rua, encaminhadas por entidades como o SOS Rua. Qualquer pessoa dessa região ou nessa situação pode procurar espontaneamente o Caps Independência, das 8h às 17h, para resolver problemas com uso abusivo ou problemático de álcool e outras drogas.

Mais informações à Imprensa: (19) 3272 – 0404, das 8h às 18h