Para comemorar o primeiro ano da Casa Hacker, organização social que busca levar o aprendizado digital na região do Campo Grande, em Campinas, será realizado no próximo dia 17 de agosto uma Hackstation, evento comunitário para pessoas que estão construindo o movimento hacker e para apreciar a cultura local com gastronomia e música.

(imagem: divulgação – instagram)

Segundo os organizadores, o Festival da Casa Hacker foi criado para conectar a comunidade ao movimento social. Durante o dia todo haverá a inauguração da Hackstation e uma série de atividades para compartilhar projetos e ideias e fazer novas conexões ao conhecer pessoas do movimento coletivo e da cultura local.

O festival é organizado para educadores, ativistas, tecnólogos, pesquisadores, artistas e para a comunidade dedicada a moldar o futuro da tecnologia da informação e comunicação para o bem público.

Festival Casa Hacker 2019

Data: 17 de agosto a partir das 13h

Local: Casa de Cultura Parque Itajaí. Rua Benjamin Moloisi, 669

Link do evento no Facebook

Programação

13H – Bate papo aberto com Leonardo do Vegano da Periferia (@veganoperiferico). Organizado por Casa Hacker e facilitado por Leonardo do Vegano Periférico.

14H – Hackstation – Um novo espaço livre para criar no Parque Itajaí. A Hackstation é o novo espaço de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, a Hackstation traz a comunidade a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas. Serão oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. A Hackstation democratiza o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à comunidade ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador. Organizado por Casa Hacker e facilitado por Douglas da Hackstation.

15H – Franzininho – Um Arduino para todos. A Franzininho foi desenvolvida para as atividades dentro do FAB LAB Livre SP durante o Arduino Day São Paulo. O circuito foi projetado pensando na fabricação usando as CNCs presentes nos LABs ou através de processo de corrosão de PCI caseiros. Mas você também pode mandar fazer a placa em empresas especializadas na produção de PCI, ou até mesmo montar em uma protoboard ou placa padrão. A proposta é que todos possam montar o seu Arduino, entender como funciona o circuito e usar a criatividade para aplicar e criar novos circuitos e projetos. O projetos é open hardware e está disponível no GitHub sob licenças CC-SA-4.0. Você pode reproduzir, modificar, montar na sua casa, FABLAB, makerspace, fabricar, montar e até vender placas e kits. A licença escolhida permite tudo isso. Organizado por Laboratório Hacker de Campinas e facilitado por Douglas da IoTMakers.

17H – Um guia de segurança e privacidade dos mochileiros das interwebs. Quer aprender a identificar as principais ameaças à sua privacidade e segurança on-line? Este é o espaço para aprender defender-se e transformar as melhores ferramentas e práticas em hábitos. Organizado por Casa Hacker e facilitado por Caio Volpato.

18H – Hacker Cast. O hackercast é o novo podcast da Casa Hacker, criado pela nossa comunidade local para garantir que a região conheça nossos coletivos, iniciativas, projetos e assuntos de interesse. E aí vamo pro rolê? Organizado por Casa Hacker e facilitado por Michel da Casa Hacker.

20H – Big Field Company