No próximo sábado, dia 20, às 16h, acontece um bate-papo sobre pesquisa no campo da videodança e duas performances no teatro do Sesc Campinas.

(Foto: Arcilia Lima)

O bate-papo contará com a presença da professora Dra. Karina Almeida, Mestra Ana Carolina de Araújo, doutoranda Maria Fernanda Miranda, mestranda Barbara Fontana, e graduanda Sofia Calil e terá mediação da Profa. Dra. Marisa Lambert. 

Como a videodança inventa novos lugares para o corpo e o movimento nas artes da cena? Que outras formas de habitar o espaço-tempo podem revelar-se entre corpo e câmera? Essas serão algumas das questões que as artistas convidadas abordarão nesta mesa de discussão.

Além do bate-papo, duas performances de dança serão realizadas. A primeira delas, “Descerrado”, cuja criação e interpretação ficam a cargo de Maria Fernanda Miranda e a orientação artística de Marisa Lambert, vai nos rastros e ruídos das mulheres fiandeiras, tecelãs, tingideiras e bordadeiras da região do cerrado mineiro. Propõe-se uma performance-instalação na qual o entrelaçamento entre o fazer-viver artístico e o fazer viver artesanal tecem uma paisagem performativa com a linguagem audiovisual para falar com esse cerrado.

(Foto: Lígia Villaron Pires)

A segunda, “Paisagens para Estar-Habitar”, conta com criação e performance de Sofia Calil e criação de videodança da própria Sofia Calil com Vítor Rodrigues Thomazini. Como busca, traça-se uma investigação criativa na relação entre as estruturas do corpo – no que consiste sua funcionalidade, expressividade e poética – e as estruturas físicas do espaço, perpassando os diferentes eixos e conceitos que sustentam uma noção ampla, sensível e interativa da arquitetura.

A entrada é gratuita com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento a partir das 14h. (Carta Campinas com informações de divulgação)