O site BuzzFeed fez um cruzamento das mensagens trocadas pelo chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, com o então juiz Sergio Moro e concluiu que o Ministério Público Federal, em pelo menos dois casos, seguiu à risca as orientações dadas pelo magistrado no aplicativo Telegram .

(foto marcelo camargo – agência brasil0

As mensagens secretas entre Moro e Dallagnol foram reveladas pelo site do jornalista Glenn Greenwald, The Intercept Brasil, desde o último domingo, dia 9.

A defesa de Lula sempre sustentou que a atuação de Sérgio Moro era parcial e partidária. Com as revelações das conversas, ficou provada sua interferência nas investigações do Ministério Público, o que é proibido tanto pela Lei Orgânica da Magistratura quanto pelo Código de Processo Penal.

As mensagens atribuídas a Moro e Dallagnol indicam que o magistrado sugeriu à Procuradoria a troca de ordens de fases da Lava Jato, cobrou a realização de novas etapas e antecipou uma decisão judicial. O BuzzFeed News cruzou nos últimos dias as mensagens e os atos da procuradoria e do juiz nas mesmas datas nos processos citados.

O jornalista Glenn Greenwald deve mostrar novas revelações da sombra de Sérgio Moro na investigação do Ministério Público.

Veja mais sobre o tema no BuzzFeed.