No próximo domingo, 23, às 19h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, acontece uma única apresentação do espetáculo “Fome.doc”, da Kiwi Companhia de Teatro.

(Foto: André Murrer)

“Fome.doc” é um trabalho cênico inspirado nas técnicas e princípios do teatro documentário que discute, sob diferentes ângulos, a fome no mundo. Da fisiologia humana à Glauber Rocha, de Oscar Wilde à João Cabral, da Palestina ao Sudão do Sul, de Beethoven ao rock, do agronegócio ao MST, a montagem apresenta um panorama de processos sociais que revelam a desumanização, para assim vislumbrar o seu possível contrário.

O projeto artístico Fome.doc foi apoiado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. O trabalho cênico estreou em julho de 2017, no Centro Cultural São Paulo e realizou uma segunda temporada no Galpão do Folias em outubro do mesmo ano. Para esta circulação pelo estado de São Paulo, o trabalho conta com o apoio do edital PROAC de circulação de espetáculos.

Alguns acontecimentos são capazes de redefinir a experiência humana. A densidade e a violência a eles relacionados marcam de forma definitiva a história. Quatro destes acontecimentos compõem a coluna vertebral da montagem: o extermínio de indígenas no continente americano, os três séculos e meio de escravidão no Brasil, o holocausto judeu na Europa e as novas formas de colonialismo no Oriente Médio, América Latina e África.

Associados a eles, discute-se diversos aspectos relacionados à terra e a produção de alimentos (soberania alimentar, agroecologia, concentração fundiária, agronegócio), além de alargar a discussão para o campo poético através de referências à obra de Franz Kafka, Shakespeare, Beethoven, João Cabral de Melo Neto, Mahmud Darwich, Graciliano Ramos e Carolina Maria de Jesus, entre outros. Um rico material iconográfico e audiovisual foi pesquisado e incorporado através de releituras, recriações e recontextualizações.

Assim, ao documentar a fome – inspirado pelas contribuições históricas e contemporâneas do teatro documentário – o projeto apresenta perspectivas e formas diversas. Trata-se da fome que extermina – e o século 21 continua fornecendo muitos exemplos -, e também da fome que, diante das misérias, aponta para a luta por dignidade, beleza, verdade e justiça. As estratégias cênicas, que incluem música ao vivo e uma curta exibição de imagens, vão do registro claramente narrativo à insinuação dramática, passando pela farsa e pelo burlesco. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo e Renan Rovida
Direção musical: Eduardo ContreraMúsico Execução ao Vivo: Rafael Elfe
Iluminação: Aline Santini
Cenário: Márcia Moon
Figurino: Madalena Machado
Assistência e operação de luz e som: Clébio Souza (Dedê)
Edição de imagens: Luiz Gustavo Cruz
Confecção de marionetes: Celso Ohi
Preparação vocal: Roberto Moura
Vozes gravadas: Marilza Batista e Félix Sánchez
Programação visual: Camila Lisboa (Casa 36)
Fotografia: Filipe Vianna
Cenotécnico: Lázaro Batista Ferreira
Produção: Luiz Nunes e Daniela Embón
Realização: Kiwi Companhia de Teatro
Classificação Indicativa: 14 anos
Sobre a Kiwi Companhia: www.kiwiciadeteatro.com.br

“Fome.doc”, com a Kiwi Companhia de Teatro

Data:  23 de junho – Domingo – 19h Local: Centro Cultural Casarão do Barão
Endereço: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato S/NBarão Geraldo-Campinas – CEP 13085-608 Fone: (19) 3287-6800 Indicação: acima de 14 anos Ingressos gratuitos – mas pede-se a quem puder que leve um quilo de alimento não perecível que será doado
Obs.: Após a apresentação haverá um breve bate papo com o público presente e equipe de criação da Kiwi