A cientista política Maria Hermínia Tavares, membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns e também do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), afirmou que o atual governo é uma ameaça concreta aos direitos humanos e está procurando destruir a democracia.

Maria Hermínia Tavares (foto unicamp – divulgação)

Ela falou sobre “Cidadãos insatisfeitos e democracia no Brasil” no último dia 12 durante o Fórum Permanente “Ameaças à democracia e a atualidade dos direitos humanos”, organizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Para ela, as violações aos Direitos Humanos ganharam novos aliados com as últimas eleições. “O governo disse que quer destruir as instituições que foram construídas desde a redemocratização. Bolsona disse que quer destruir ‘isso aí’. ‘Isso aí’ é a democracia brasileira.

A socióloga comentou sobre a extinção de peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e sobre os focos de ação da Comissão Dom Paulo Evaristo Arns, entre eles a preocupação com a atuação na área de segurança do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que subiu em um helicóptero com um grupo para atirar em pessoas. (Carta Campinas com informações de divulgação)