A tradicional Semana Guilherme de Almeida, que revisita a vida e obra do escritor campineiro, volta a movimentar a cidade no início de julho. A pré-abertura acontece na próxima segunda, dia 1º, às 19h30, na Academia Campinense de Letras, com palestra da educadora Ana Maria Melo Negrão. Esta edição marca os 50 anos de morte do homenageado.

A abertura oficial será no dia 4 de julho, quinta, das 10h às 12h, na Praça Guilherme de Almeida (em frente ao Palácio da Justiça), com uma série de atrações. Estão na programação a apresentação das bandas da EsPCEx e da Polícia Militar, esquete, declamação poética, entrega de poesias e doação de livros, com a participação do Portal do Poeta Brasileiro e de autores campineiros. 

No mesmo dia, às 15h, na Biblioteca Pública Guilherme de Almeida, em Sousas, haverá exposição, declamação e música. Já na sexta, 5, às 12h, no saguão do Paço Municipal, o Coro Carlos Gomes fará uma apresentação, com regência do maestro Leandro Gouveia. Também haverá atividades poéticas.

No domingo, 7, às 10h, na praça do Centro de Convivência, o público poderá conferir apresentação da Banda da Polícia Militar e artes cênicas com a Cia. Cenarte e Portal do Poeta Brasileiro. Outra atividade ao ar livre acontece no dia 11, quinta, às 10h, na Praça Beira Rio, em Sousas, com entrega de poesias e doação de livros e esquete da Cia. Cenarte. 

O encerramento da Semana acontece também no dia 11, no Teatro Castro Mendes, às 20h, com recital dos cantores da Abal, performance da Cia. Cenarte, música com Meninos Cantores de Campinas e entrega do diploma Mérito Cultural aos homenageados Margareth Reali e Duda Moura.

Para a realização da Semana Guilherme de Almeida, a Coordenadoria de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de Campinas contou com a comissão organizadora, integrada por representantes da Academia Campinense de Letras, Academia Campineira de Letras e Artes, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, Câmara Municipal de Campinas, Centro de Ciências, Letras e Artes, Rotary Clube Carlos Gomes, Portal do Poeta Brasileiro, Bibliotecas Públicas Municipais, Companhia Teatral Cenarte, Conservatório Carlos Gomes, MECA,  EsPCEx, PM e Ateliê Lisa França.

Toda a programação tem entrada gratuita.

Guilherme de Almeida, poeta e ensaísta, nasceu em Campinas, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, em 11 de julho de 1969. Filho do jurista e professor de Direito Estevam de Almeida, estudou nos ginásios Culto à Ciência, de Campinas, e São Bento e Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo. Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1912. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.

A publicação do livro de poesias Nós (1917), iniciando sua carreira literária, e dos que se seguiram, até 1922, de inspiração romântica, colocou-o entre os maiores líricos brasileiros. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, fundando depois a revista Klaxon. Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária, através de conferências e artigos, adotando a linha antropófaga do Modernismo. A sua entrada na Casa de Machado de Assis significou a abertura das portas aos modernistas. Formou, com Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia e Alceu Amoroso Lima, o grupo dos que lideraram a renovação da Academia. Em concurso organizado pelo Correio da Manhã foi eleito, em 16 de setembro de 1959, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”. Traduziu, entre outros, os poetas Paul Géraldy, Rabindranath Tagore, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e, ainda, a peça “Entre quatro paredes”, de Jean Paul Sartre. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Semana Guilherme de Almeida

Programação disponível AQUI.