No próximo dia 6 de junho, quinta-feira, às 20h30, o Ricardo Matsuda Quarteto apresenta “Contos, Estações e Retratos” na Área de Convivência do Sesc Campinas.

(Foto: Gal Oppido)

Ricardo Matsuda apresenta trabalho instrumental autoral e presta tributo à Egberto e Hermeto. Para esta formação, Matsuda conta com a parceria criativa dos músicos Ronaldo Saggiorato (baixista virtuose, segundo critica especializada europeia), Pepa D’Elia (baterista entre os mais requisitados e ativos da MPB e da música instrumental) e João Vitor Bueno (jovem pianista, destaque em sua geração).

O repertório do show inclui inéditas e músicas autorais gravadas em álbuns anteriores, e de artistas diversos. Também rende homenagem a compositores brasileiros consagrados e que influenciaram sua formação – Hermeto Paschoal e Egberto Gismonti. Ricardo Matsuda integrou, de 2001 a 2008, o Grupo Anima (Prêmio Carlos Gomes de Música, da Secretaria de Estado da Cultura/SP, Prêmio APCA, Prêmio Movimento). O grupo tornou-­se conhecido pelo trabalho original a partir da pesquisa de repertório da música antiga ibérica e da tradição oral brasileira e, neste período, gravou dois álbuns, os quais renderam turnês com apresentações em 18 estados brasileiros, além de concertos na Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai. 

Matsuda teve composições gravadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, pelos grupos Anima, Pó de Café, Duo Viola e Cravo, e pelos músicos Mané Silveira, Robertinho Silva, Eduardo Machado, Ramon Mantagner e Alexandre Cunha, entre outros.Tendo o violão como instrumento principal, no âmbito da viola caipira Matsuda assina a direção musical do audiovisual do premiado jornalista José Hamilton Ribeiro intitulado “Música Caipira”. Recentemente, teve composições incluídas no Songbook Internacional Online da Funarte. 

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)