Uma pesquisa Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), mostrou uma diferença brutal entre os trabalhadores autônomos ou donos de pequenos negócios que têm ensino superior em comparação com quem tem baixa escolaridade. De acordo com o estudo, o nível de formalização (ter CNPJ) dos donos de pequenos negócios brasileiros cresce com o nível de escolaridade.

(foto tomaz silva – agência brasil)

Empreendedores ou trabalhadores autônomos que têm nível superior apresentam um nível de formalização quase 20 vezes superior ao daqueles sem instrução (57% x 3%). Entre as pessoas que não têm nenhuma escolaridade, o índice de informalidade é de 97%. (Veja tabela abaixo)

O estudo do Sebrae chama atenção para um outro dado extremamente relevante, que é a disparidade quanto à cor dos empreendedores. Donos de negócio brancos têm o dobro da formalização dos negros (40% x 19%).

O trabalho autônomo ou em pequeno negócio no Brasil ainda é uma atividade profundamente marcada pela informalidade. Dados do IBGE apontam que dos 28,4 milhões de donos de negócio no país, cerca de 2/3 afirmam não possuir CNPJ, sendo grande parte de baixa escolaridade.

A análise feita pelo Sebrae revelou que a formalização dos negócios no Brasil (existência do CNPJ) tem um perfil bastante específico, sendo maior entre os indivíduos que são empregadores, brancos, com nível superior e estão localizados nas regiões Sul e Sudeste.

Em contrapartida, a informalidade é maior entre os indivíduos que trabalham por conta própria, negros e com baixa escolaridade. Eles trabalham poucas horas por semana no negócio, ganham baixo rendimento e atuam sem sócios e sem empregados. Pesquisa completa no DataBase Sebrae. (Carta Campinas com informações de divulgação)