.Por Antonio Bufalo.

Na noite desta quinta-feira (27), a seleção brasileira masculina conseguiu a classificação para a semi final da Copa América, contra o Paraguai, 0 x 0 no tempo regulamentar e 4 x 3 nos pênaltis. Porém, o futebol apresentado não foi o suficiente para convencer o torcedor de que a equipe está em uma evolução a cada jogo, então surge a pergunta, por que perdemos o prazer de torcer pela seleção?

(foto lucas figueiredo – cbf)

Primeiramente deve ser destacado o fato de que no elenco inteiro da seleção apenas 3 jogadores atuam no país natal (Brasil), são eles: Everton (Grêmio), Fagner (Corinthians) e Cássio (Corinthians). É interessante que na seleção do Paraguai também estão 3 atletas que atuam no Brasil. Outro fato importante para ser notado: são os 8 jogadores da seleção paraguaia que atuam em seu país, ou seja, enquanto na seleção brasileira são 3, literalmente do Brasil. Na equipe Albirroja é possível armar mais de meio time com esses esportistas que atuam no país de nascimento. Um exemplo de que convocar atletas que ainda estão jogando no país é algo que aproxima a torcida é o goleiro Ivan, da Ponte Preta. Ele foi convocado para seleção de base e defendeu pênalti na decisão do torneio de Toulon, isso gerou comemoração por parte da torcida pontepretana, mesmo sem ser um grande campeonato.

Posteriormente ao fato apresentado devemos destacar o medo dos jogadores brasileiros em arriscar um drible, um passe ou um chute de longe. A estratégia brasileira parece ser tocar, tocar e tocar a bola de lado até chegar na linha de fundo e cruzar. Um ponto a ser notado é que os jogadores brasileiros querem fazer um gol perfeito, o famoso “gol de placa”, mas se um jogador fizer um gol de bico com desvio vai valer a mesma coisa.

Por último, mas não menos importante, são os preços dos ingressos para assistir à uma partida da Copa América, no jogo de estreia da seleção contra a Bolívia o ingresso mais barato era de R$190,00 e o mais caro R$590,00. Como aproximar a torcida da equipe com esses preços?