Em novo vazamento do editor Glenn Greenwald, e de jornalistas do site The Intercept Brasil, mostra o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, tentando evitar ou preocupado que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) fosse investigado pelo Ministério Público.

Em diálogo com Dallagnol, divulgado nesta noite de terça-feira, 18, ele diz que o apoio de Fernando Henrique é importante para a Lava Jato. Ele ficou preocupado e questionou Dalllagnol com a notícia de que um tucano pudesse ser investigado. Veja o diálogo vazado pelo The Intercept Brasil.

A reportagem relembra que na época a Lava Jato “vinha sofrendo uma série de ataques, sobretudo de petistas e outros grupos de esquerda, que a acusavam de ser seletiva e de poupar políticos do PSDB. As discussões haviam sido inflamadas meses antes, quando o então juiz Moro aparecera sorrindo em um evento público ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, apesar das acusações pendentes de corrupção contra ambos”.

Apesar disso e da necessidade de disfarçar a parcialidade da operação contra o PT, Moro não queria investigação contra o integrante do PSDB. Veja alguns trechos:

Mas, aqui, Moro estava explicitamente preocupado com investigações da Lava Jato contra um apoiador político de seu trabalho. E Dallagnol admitiu acreditar que outros procuradores da força-tarefa passaram adiante uma investigação que sabidamente não resultaria em processo, a fim de fabricar uma falsa percepção pública de “imparcialidade”, sem, no entanto, colocar FHC em risco.

Para os procuradores, era importante incluir o PSDB no rol de investigados para acalmar o ânimo dos críticos. Eles já falavam sobre isso muito antes de Moro alertar Dallagnol sobre evitar “melindrar” FHC.

Veja reportagem integral no The Intercept