Na próxima sexta-feira, 7 de junho, às 19h, acontece no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, o evento “Forró para Januário” com Marcílio Menezes (voz, violão), Emma Charlotte Dickson (flauta transversal), Bruno Brizotti (acordeon), Alan Lacerda (zabumba), e a participação especial do violeiro João Arruda.

(Foto: Divulgação)

O encontro de Marcilio, Emma e Bruno em plena noite de São João na Vila São João, em Barão Geraldo, cativou o público e os próprios artistas para traçarem uma experiência musical através do forró. A pesquisa de repertório surgiu com a vivência do cantor e compositor Marcilio Menezes que com muita energia traz consigo a essência do forró pé-de-serra e dos
movimentos da década de 70 e 80.

Os arranjos desenhados pelo conjunto foram elaborados através dos doces sopros de Emma Charlotte Dickson com a flauta transversal que permeia do universo regional dos pifes nordestinos ao curioso mundo celta.

Junto a tudo isso, o som cigano do acordeon, com um toque erudito dentro do popular por Bruno Brizotti. E por fim, o sotaque e dedilhado mineiros de Marcilio.

Forró Para Januário é um projeto em homenagem a São João, ao forró, ao regionalismo, à cultura brasileira, ao encontro, às trocas e à convivência.

O repertório escolhido a dedo agrupa uma série de compositores influenciados por Luiz Gonzaga e ao próprio, este influenciado pelo pai, Seu Januário, o grande responsável pela propagação da cultura.

A entrada é no chapéu.

Para Marcilio Menezes música tem cheiro, gosto e forma de saudade. Mineiro da cidade de Teófilo Otoni, berço onde aprendeu a cantar e tocar violão com a sua mãe. Em março de 1993 lançou o seu primeiro disco vinil independente. Em 1999 participou do projeto “Concerto para Juventude”
com a “Orquestra Sinfônica de Campinas”. Foi premiado em diversos festivais da música popular. Dentre eles o “VASP” com a música “Djara”. Em 2002 lançou o CD “Terra de canelas” com participação de Belchior. Compôs músicas infantis no CD “Pequene Jeito de Ser” e em 2007 lançou o áudio livro, “A Arte de Ensinar”, em parceria com o escritor mineiro Rubem Alves.
De 2000 à 2011 foi jurado de bateria das escolas de samba do carnaval de São Paulo.

Jovem musicista Franco-Britânica, Emma Charlotte Dickson vive, pesquisa e trabalha no Brasil desde 2012, atualmente no estado de SP. Instrumentista, desenvolve trabalhos com a flauta transversal em diálogo com diversas linguagens musicais – sonoridades celtas, europeias, clássicas e brasilidades. Com profundo interesse pela cultura brasileira e encantada pela sua música, graduou-se em Licenciatura em música pelo “CBM-RJ” e formou-se em Antropomúsica pelo “Instituto Ouvir Ativo-SP”. Atualmente trabalha como professora de música na área da Educação Social e Pedagogia Waldorf em Campinas-SP.

Jovem músico da cidade de Campinas, interior de São Paulo, Bruno Brizotti é multi-instrumentista e desenvolve trabalhos com o acordeon, a sitar e com violão de nylon. Iniciou a carreira tocando com grupos de música regional, moda de viola e acompanhando cantores de MPB. Participou de festivais de canção e música instrumental. Gravou em diversos projetos de músicos renomados e atualmente também participa de grupos musicais com o “Trio Saparalha” com repertório de música regional caipira e rock rural. Com o “LøCøMøtìV” abrangendo músicas folclóricas e populares de partes do mundo e composições autorais, com o duo “Janaúba” com repertório autoral.

(Carta Campinas com informações de divulgação)