Nessa sexta-feira, 28, às 20h, o espetáculo “Leões, vodka e um sapato 23”, da Cia de 2, de São José dos Campos, será apresentado no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

(Foto: Miguel Ramos)

“Leões, Vodka e um Sapato 23” tem como ponto de partida para sua dramaturgia a tragédia do Circo Vostok, que ocorreu em 9 de abril de 2000. Este cenário se tornou a premissa de base que moveu estes quatro artistas a revisitar o fato, ampliando-o e refletindo-o em nossa própria miserabilidade humana. 

Revisitar nos dias de hoje este fato que envolve o Circo Vostok por meio da óptica improvável de quatro leões mortos é romper as jaulas dos nossos próprios não-ditos e fracassos enquanto uma sociedade sufocada por suas contradições e atrocidades.  A partir da orientação e aprofundamento do estudo da bufonaria amplia-se o repertório de gesto e possibilidades cênicas mais físicas e narrativas dos atuadores. A comédia física dos bufos quando tratados como não-humanos, fantásticos, grotescos e até míticos nos abre para diferenciadas possibilidades estéticas, musicais e de lógica de jogo.

A linguagem dos bufos, satíricos, perversos por vezes, proféticos por outras, bobos, acrobáticos e mimodinâmicos proporciona à obra uma tessitura dramatúrgica tragicômica e uma narrativa nada linear. É como se estas criaturas não humanas descessem ao picadeiro no dia seguinte de 09 de abril e nos provocassem a compreender cada tiro dado e como suas memórias esfaceladas desde suas rotinas no picadeiro ainda nos fornecem certa coerência. 

“Aqui não somente refletimos os atos ilícitos, controversos e escusos do fato do dia 09 de abril, mas nos provocamos a uma jaula de verdades pelo ponto de vista dos que têm fome, ainda que leões mortos.  Assuntos como a exploração do trabalho, a fome e a liberdade, são temas pertinentes à sociedade atual por seus destratos e descompassos na sua relação com o mundo”, dizem os artistas.

A Cia de 2 marca seu início em 2006, é um grupo de atores que realiza uma pesquisa voltada ao universo cômico. Assim, desenvolve seu trabalho a partir de três pilares: o existencialismo, verdade cênica e o estado visceral do ator. Com 13 anos de estrada, a companhia percorreu vários Festivais pelo Brasil e ganhou diversos prêmios. Durante sua trajetória sempre convidou diferentes diretores para as montagens, conta com três espetáculos “Pé na Curva”, direção de Jonas di Paula, “O Arquiteto e o Imperador da Assiria”, direção de Leo Antunes e “A nau dos desterrados”, direção de Marcio Douglas, todos criados de forma independente.  

O circo Vostok foi instalado no estacionamento de um Shopping na Grande Recife.  Em dado momento, após algumas apresentações circenses, foi anunciado um intervalo de vinte minutos. O locutor convidou as crianças a tirar fotos com os animais.  Esse intervalo foi necessário para montagens das jaulas no picadeiro. O espetáculo com os leões seria a próxima atração do circo. Depois das fotos, o leão coloca a pata para fora da jaula e arrasta o menino para dentro do túnel que liga as jaulas ao picadeiro e o mata. Às 21h, a Polícia Militar matou a tiros dois leões. Uma hora e dez minutos depois, outros dois animais foram mortos.  Os restos mortais do menino só foram removidos do abrigo dos animais às 23h45. Os quatro leões que atacaram e mataram o menino foram necropsiados na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Segundo o técnico da universidade, não havia nada no estômago dos animais. 

O espetáculo é uma realização do PROAC, programa de ação cultural do governo do estado de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica 

Elenco: Adriano Laureano, Jean de Oliveira, Jonas di Paula e Marcio Douglas Direção: Daniela Biancardi Figurinos: Chris GalvanIluminação: Renato Junior Produção: Jean Oliveira

Sinopse  

Um show musical, um resto de banda, um resto de circo, um pedaço de lona e uma sobra de vodka em meio a murmúrios russos e rugidos felinos. Uma autopsia atemporal de quatro leões bufos que nos convocam ao testemunho de sua própria morte, de sua miséria e dos dias de fome na jaula de um circo. 

Apresentação espetáculo Leões, Vodka e um sapato 23

Local: Centro Cultural Casarão

Rua Ribeiro Sampaio Reginato, S/nBarão Geraldo 

Horario: 20h

Classificação indicativa: 16 anos

Valor: Entrada no chapéu