A população de Campinas poderá consultar um optometristas para verificar a capacidade visual e poder usar óculos, função que antes era restrita ao oftalmologista. O profissional de optometria se limita a fazer a medição da visão, graduação de óculos e lentes de contato e outras funções visuais.

(foto reprodução internet – es)

Esta semana, o prefeito Jonas Donizette (PSB) sancionou o projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal que regulamentou a atividade. A Lei garante segurança jurídica aos agentes sanitários da Prefeitura para a emissão dos alvarás, e principalmente, segurança aos optometristas legalmente habilitados, para trabalharem de posse do seu alvará sanitário.

De acordo com o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) cidade de Campinas é uma das primeiras e terá reflexo no Estado de São Paulo e possivelmente em todo o País.

Com a legislação, os profissionais optometristas podem de abrir consultórios, facilitando o acesso da população a exames de vista e contribuindo com redução das filas de espera nas unidades públicas de saúde.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), Daniela Iamamoto, a nova lei irá beneficiar milhares de pessoas que necessitam de exames. “Há filas de espera gigantescas nas cidades para a realização de prescrição ótica, e queremos suprir essa necessidade, com profissionais qualificados e preparados para cuidar da saúde primária da visão”, afirmou. (Com informações de divulgação)