O Arquivo Municipal de Campinas desenvolve, a partir de quarta-feira, dia 5, uma série de atividades para promover a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos. O tema este ano para o Dia Internacional dos Arquivos, a ser celebrado no dia 9 de junho, será a questão do design. 

(Foto: Arquivo PMC)

Design de arquivos diz respeito a colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania.  

O evento será nos dias 5 e 6 de junho, na sede do Arquivo Municipal de Campinas, na Avenida José Oscar Gratti, 100, Swiss Park. 

Confira a programação:

05/06 – 9h30h – Visita mediada ao Arquivo Municipal35 vagas. Inscrições pelo e-mail: [email protected] à sede Swiss Park do Arquivo Municipal, mostrando ao público a diversidade do acervo sob sua guarda, com ênfase à sistemática de organização de séries documentais já implementada, bem como ao trabalho de catalogação e organização em andamento. 

06/06 – 9h30h –  Seminário “Arquivos e educação: estudos e estratégias para a constituição de centros de memória”35 vagas. Inscrições pelo e-mail: [email protected]   

1. Abertura: Karen Reis (Diretoria de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão) e Antonio Carlos Galdino (Arquivo Municipal de Campinas). Mediação: Rita Francisco (Arquivo Municipal de Campinas)     2. A importância do estudo da comunidade para a elaboração de projetos em unidades informacionais– Camila de Moraes Cruz (CEMEFEJA Paulo Freire/Prof. Sérgio Rossini)     3. O arquivo escolar como lugar de memória e de história da educação em Campinas: organização do arquivo histórico da E.E Artur Segurado – Elisabeth Carmonario (CEI Herminia Ricci)     4. Centro de Documentação Pedagógica “Memória Em Movimento” – Renata Reis Pereira Matielo Fonseca (CEI Maria da Glória Martins)

(Carta Campinas com informações de divulgação)