(imagem mabel amber pl)

***

Por Regis Mesquita

Pense nesta frase: cada pai tem a responsabilidade de proteger seus filhos e para isso não precisa lei, basta ter consciência.

Apesar de ser burra, esta frase tem um fundo de verdade. Cabe os pais protegerem os filhos. Cabe às leis protegerem a sociedade e cada indivíduo em especial.

Não precisaria existir leis se todos fossem anjos com bom senso e muita responsabilidade. Mas, aqui na Terra os anjos são muito raros.

O pai entra no carro, coloca o filho dentro e tem um acidente. A criança se machuca e a conta vai para quem?

A criança vai para a UTI, custa 500 mil reais e quem paga a conta é todo mundo.

A criança quebra a perna e precisa de tratamento. Os pais faltam no trabalho para levar a criança para tratar. Quem paga a conta?

A criança se levanta no carro, a mãe fica desesperada, tenta acudir e atropela quem está na rua.

Cabe aos pais protegerem os filhos. A mãe vai proteger o filho que se levantou no banco do carro. Tem um ciclista na rua, a mãe desvia um pouco para a direita e atinge o ciclista. Ele cai e a mãe que deixou o filho solto no carro vai prestar socorro? Vai assumir a responsabilidade? Se matar, ela vai se confessar culpada do assassinato?

Tudo precisa de limites, tem pessoas que não gostam de limites e se acham espertos.

Quanto “mais espertos” existem em uma sociedade mais sofrimento e mais desorganização.

Por exemplo, pessoas preguiçosas adoram ser espertas. Elas trabalham menos, enrolam mais.

Pessoas de mau caráter adoram ser espertas. Elas detestam leis. Eles adoram pessoas como Paulo Guedes. Este sujeito disse que não vai ter concurso público durante muitos anos, o que significa menos fiscalização.

Sem fiscalização vence quem é mais esperto, mais mau caráter, mais violento, mais corrupto.

Pense bem: a empresa produz iogurte. Não tem fiscalização e impera a Lei de Gerson (o importante é levar vantagem). Você acha que o empresário vai cumprir a lei, vai ter consciência e vai proteger a família dos outros?

Na minha opinião ele vai ser esperto e se preocupar só com o bolso dele. Usará o lucro extra para fazer propaganda enganosa e se divertir bastante (1).

Estamos criando uma sociedade de psicopatas.

Uma sociedade que não se importa em usar agrotóxicos que causam câncer. Que usam tanto veneno que na água que chega nas nossas casas existem DEZENAS deles (2).

Esta é a sociedade sem equilíbrio e sem bom senso. É a sociedade do vale tudo.

O importante é levar vantagem? Você não quer ser o bobo que paga multas? O importante é ter bem menos fiscalização e poder fazer o que quiser?

Tenho uma triste informação para você: você vai se foder.

Sempre haverá milhares de caras mais pilantras que você. Sempre haverá milhares de pessoas mais fortes e mais espertas que você.

Você é o FRACO na quase totalidade das situações da sua vida. Além de ser fraco, você será cada vez mais bobo. Na realidade, será o babaca.

Você compra um pneu para o seu carro. Até hoje este pneu é confiável. Mas, e quando a fiscalização e as regras forem “flexibilizadas”… Você acha que a empresa vai ser diferente de você? Ou ela vai querer levar vantagem em tudo como você?

O sinal de trânsito quebra, será que vai ser consertado rapidamente? Ou todos vão querer levar vantagem sempre. Uma enroladinha. O responsável pelo conserto gasto mais um tempo olhando besteira no celular. E você, o verdadeiro babaca, preso no congestionamento. O trânsito não anda porque o farol de trânsito não é consertado.

Os exemplos são milhares. Regras e normas servem justamente para não depender da “consciência” das pessoas. Fiscalização serve justamente para evitar que “os espertos” INFERNIZEM a vida das pessoas.

Sem regras claras, fiscalização e valorização do bem comum, nos transformaremos no paraíso dos psicopatas. Como, aliás, já está acontecendo (3).

***

Links citados

1) Propagandas que propagam o que te prejudica

https://www.psicologiaracional.com.br/2011/07/propagandas-que-propagam-o-que-te.html

2) Análise mostra que água de Campinas tem 27 agrotóxicos, sendo 11 associados a doenças crônicas

3) Fiscais do trabalho são ameaçados no Ceará e no Pará, denuncia sindicato

https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/fiscais-do-trabalho-sao-ameacados-no-ceara-e-no-para-denuncia-sindicato/

***

Regis Mesquita é o autor do Blog Psicologia Racional e da coluna “Comportamento Humano” aqui no site Carta Campinas.

Siga o Twitter @mesquitaregis