Na primeira passagem por São Paulo, o espetáculo Banana com Canela, criado pelo Teatro Vagamundo em 2011, circula pelo interior do estado alcançando e encantando o público com sua premissa baseada em um palhaço, uma bicicleta e algumas bananas. O projeto, que faz a segunda parada em Campinas, será apresentado no Centro de Convivência no mês de junho (domingo, dia 16), às 10h da manhã.

Foto: Lauta T Couto

Toda encenação é fundamentada nas raízes circenses e expressa a linha tênue entre caos e ordem, uma vez que Rabito – ao expor suas debilidades, emoções e fraquezas – se coloca em cena como um espelho social. A partir deste confronto, o público passa a se enxergar igualmente como um ser mais frágil, perverso e humano.

“Para o VagaMundo, o palhaço é um importante agente de transformação social, já que ele é capaz de instaurar um espaço de encontro real entre as pessoas, no qual é possível celebrar nossas diferenças. Desse encontro surge o riso, cuja potência transformadora é capaz de nos levar a outras esferas da experiência da vida. O palhaço é um ser diverso por natureza, que vive fora das regras sociais e se permite viver sob uma lógica mais direta com a vida, mais transparente… E no momento em que o público aceita esse ser que tem outra lógica, que vive de outra forma, e que se expressa de outro modo, também passa a aceitar a melhor sua própria diferença e a diversidade tão bela que existe entre todos nós”, explica Gabriela Santos, diretora do espetáculo.

Responsável por dar vida a Rabito, o ator Daniel Lucas já emocionou mais de 42 mil pessoas com a encenação que, como ele próprio diz, “é um momento de experimentação conjunta que fortalece o vínculo público-ator, valorizando os encontros – particulares e compartilhados”. De acordo com o artista, o palhaço é um operador de emoções que se atreve a mostrar novas possibilidades. “O palhaço mostra que podemos pensar e agir de formas diferentes, fora dos padrões de comportamento, e que não precisamos levar a vida tão a sério. E é exatamente por esse motivo que o público ri do palhaço, porque se identifica com a sua singularidade. As pessoas tendem a rir do próprio fracasso, e o palhaço é a pura aceitação de quem realmente somos”, comenta ele.

Apresentada em mais de 90 cidades, a atração é conduzida em pouco mais de uma hora com o objetivo de tirar o público da sua zona de conforto. “O espetáculo é, assim, um chamado para a liberdade de ser o que se é, sem medo, sem julgamento, um possível instante de liberdade compartilhada”, encerra Gabriela.

O Centro de Convivência de Campinas está localizado na Praça Imprensa Fluminense, s/nº, no bairro Cambuí. Indicado para toda a família, a intervenção artística é gratuita. O projeto encerra a circulação em setembro, na cidade de Lençóis Paulista.

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS), Banana com Canela é uma idealização do Teatro Vagamundo com produção da Numen Produtora.

Sinopse: Um palhaço, uma bicicleta e algumas bananas. Da fome do encontro nasce Banana com Canela. O palhaço Rabito, ensandecido, briguento e rabugento, em meio às suas estripulias coloca tudo pelos ares. Desde sua estreia em 2011, o espetáculo realizou apresentações em distintos estados brasileiros, integrando a programação de diversos eventos. Até hoje, Banana com Canela já fez mais de 130 apresentações em 90 cidades, totalizando um público estimado em 42 mil pessoas. Além disso, a circulação do espetáculo por quilombos deu origem ao documentário “Nas Margens do Riso – Quilombos de Alegria e Luta”, gravado no Rio Grande do Sul em 2014 e lançado no ano seguinte. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Banana com Canela em Campinas

Data e Horário: Domingo, 16 de junho, às 10h

Local: Centro de Convivência | Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí – Campinas/SP

Entrada Gratuita

Indicado para TODAS as idades