Fechar a saúde não resolve problema da população

.Por Carlão do PT.

Notícias muito preocupantes em relação à saúde de Campinas foram publicadas nos últimos dias. No Jardim Florence 2, funcionários de unidade de saúde foram rendidos por assaltantes armados momentos antes do fim do expediente, às 20h. Os criminosos roubaram celulares e o carro de um dos funcionários, que posteriormente foi encontrado pela Polícia Civil. O vigilante, encarregado pela segurança da unidade, também foi rendido. Ninguém ficou ferido.

(foto: ilustrativa -fernanda sunega – pmc)

Por conta do assalto, a prefeitura resolveu fechar a unidade de saúde três horas antes do expediente de costume, que ia até às 20h.

A obra entregue em 20 de março deste ano atende cerca de 48 mil pessoas e levou cerca de dois anos para ficar pronta. Durante esse período, a população teve que se deslocar para outras unidades para ser atendida.

Além disso, no dia 23 de abril, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Armando Rocha Brito, no Jardim Capivari, também foi alvo de criminosos. Na ocasião, três assaltantes levaram pertences dos funcionários e o atendimento foi parcialmente interrompido.

O horário de fechamento do local também foi alterado, mas definitivamente, passando a funcionar das 7h às 17h, e não até às 19h.

Ao invés de investir na segurança, a opção do prefeito Jonas Donizette (PSB) foi a de prejudicar o atendimento à população, principalmente em um período que atende quem trabalha em horário comercial.

A outra notícia dá conta da morte de um bebê de que não conseguiu ser internado na UTI do Hospital Mário Gatti e morreu. A criança de seis meses estava internada no Pronto Socorro Infantil da unidade de saúde, devido a superlotação.

Estes tristes casos retratam a má gestão do Executivo Municipal, tanto em relação à saúde, quanto à segurança em prédios públicos, que é responsabilidade da Guarda Civil.

E não podemos esquecer da constante falta de insumos, médicos, atendentes e medicamentos. É preciso uma dura intervenção na Saúde de Campinas, antes que mais pessoas morram por falta de atendimento adequado.

Carlão do PT é vereador em Campinas