Um balanço da prefeitura de Campinas sobre a dengue mostra que entre janeiro e hoje, 20 de maio de 2019, foram confirmados 13.912 casos de dengue em Campinas. Foram registrados três óbitos de moradores de Campinas, sendo uma criança de 5 meses, do sexo feminino, uma mulher de 19 anos e um idoso de 92 anos, todos atendidos pela rede privada de saúde do município. A criança e o idoso eram residentes na Região Sul, já a jovem morava na Região Norte da cidade

(foto carlos bassan – pmc – pd)

A região mais atingida é a Noroeste com 4.029 registros. Em seguida, está a região Sudoeste com 3.445 casos e a região Sul com 3.428 casos.   A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas pet, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água. O ciclo do mosquito de ovo, larva, pupa e adulto pode se completar em oito dias e, portanto, a retirada de criadouros deve ser regular.    

A nebulização, que é usada para eliminar o mosquito em sua fase adulta, foi suspensa no início do mês, pois o Ministério da Saúde não está mais fornecendo o inseticida usado neste processo. Segundo os órgãos federais, o governo está sem o inseticida. A nebulização em áreas de transmissão de dengue só será retomado a partir de junho, conforme previsão de abastecimento do Ministério da Saúde.

Segundo a Prefeitura, mais de 320 mil imóveis foram visitados pelas equipes que atuam no controle da dengue entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2019. (Com informações de divulgação)