O espetáculo teatral O Mambembe terá apresentações no próximo final de semana, dias 10 de maio às 20h (sexta-feira), 11 de maio às 20h (sábado) e 12 de maio às 19h (domingo) na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura.

(Foto: Divulgação)

Escrita por Arthur Azevedo no início do século 20 e encenada pelo elenco da Oficina de Atores, a peça musical retrata, de forma satírica e burlesca, os costumes populares.

A história se desenrola a partir da necessidade de Frazão, um pequeno empresário teatral quase falido, de encontrar uma primeira dama para sua companhia que sairá numa turnê em breve.

É uma obra que aborda a luta da classe teatral, desde sempre, na busca da sobrevivência, enfrentando dificuldades de patrocínio e o preconceito contra a atividade artística alternativa e independente. Para subsistirem durante a excursão, os atores da Companhia Frazão necessitam representar um drama escrito pelo presidente da câmara da cidade em que se encontram, o coronel Pantaleão, um personagem vaidoso e pretensioso, metido a escritor, mas que tem o dinheiro.

Para elaboração da trilha musical foi realizada ampla pesquisa dos ritmos da época (1910 a 1920: polca, lundu, maxixe, choro brejeiro, valsa, scottish, toada, folia).

A peça encerrou o Festival de Poesia de Teresópolis em novembro de 2017. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O Mambembe

Texto – Arthur Azevedo

Adaptação – Ayrton Rebello Filho

Direção e Música – Ronaldo Florentino

Dias: 10 de maio às 20h (sexta-feira)

11 de maio às 20h (sábado)

12 de maio às 19h (domingo)

Local: Sala dos Toninhos (Estação Cultura) Campinas

Endereço: R. Francisco Teodoro – Vila Industrial, Campinas – SP

Ingresso: contribuição no chapéu