A partir do dia 8 de maio, o Sesc Campinas apresenta “Kafkianas”, programação com uma série de atividades que abordam a atualidade e influência do escritor tcheco Franz Kafka na literatura, teatro, cinema e dança. A programação traz exibição de filmes, rodas literárias com atores de companhias teatrais de Campinas, oficinas relâmpago de escrita e aulas abertas.

Animalidades e o artista em Kafka, Kafka por Angelo J. da Silva (Foto: Divulgação)

Franz Kafka (1883-1924), escritor da língua alemã, nascido em Praga, capital da República Checa, é um dos autores estrangeiros mais conhecidos no Brasil. Assinou nas primeiras décadas do século passado romances, contos, diários e cartas que inspiram até hoje literatos, cineastas e artistas – consequência da escrita revolucionária e simbólica que marca as obras do homem que viveu em metamorfose.

No ciclo “Filmar Kafka”, o Sesc exibe treze longas e nove curtas-metragens que apresentam um recorte da pluralidade de leituras das obras do autor tcheco. “A obra de Franz Kafka parece ser extremamente contemporânea. Poucos autores literários atravessaram o século XX e continuam tão atuais como ele. Seu legado se tornou uma fonte inesgotável de reflexão e inspiração para artistas e cineastas. Dezenas de filmes foram realizados em diálogo com seus textos. O ciclo Filmar Kafka apresenta uma parcela heterogênea de interação às artes. Algumas obras se inserem naquilo que denominamos como sensibilidade kafkiana, outras são adaptações das histórias propriamente ditas. Foram selecionados desde filmes destinados ao público cinéfilo, até filmes para amantes da literatura de Franz Kafka”, afirma Lucas Murari, professor e pesquisador de cinema e curador do ciclo.

As atividades de Literatura também se debruçam sobre a atualidade do estilo, gênero textual e dos temas essenciais presentes na obra literária de Kafka. Segundo o técnico do Sesc responsável pela programação, Cássio Quiterio, “o formato das abordagens nas atividades é o mais diverso possível, com atividades de leitura coletiva, ateliês de escrita e encontros de análise com especialistas distribuídos pelo mês. Juntas, complementando o ciclo de cinema e trazendo referências do teatro e da dança, perfazem um convite a adentrar o universo chamado de “kafkiano”, em que a ficção enfatizada e descrita claramente em seus detalhes e repetições aborda a vida banal e assim nos remete quase que obrigatoriamente à referência realista sobre as nossas relações em sociedade”.

Veja abaixo mais detalhes da programação completa:

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA | FILMAR KAFKA

Quarta (08/05)

O PROFETA DA FOME

(Brasil, 1969, 93 min. Direção: Maurice Capovilla). A história de um faquir que trabalha em um circo paupérrimo do interior. Quando o circo pega fogo ele inicia com sua mulher uma longa caminhada acompanhado pelo domador do circo, um homem violento. Ao chegar em uma cidade em festa ele apresenta um número sensacional: o de um crucificado vivo. Ele atrai muita gente com o espetáculo, mas é preso. Na prisão descobre a chave do sucesso: o jejum.
Dia 8, quarta, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Terça (14/05)

UM MÉDICO RURAL
(Inaka Isha. Japão, 2007, 21 min. Direção: Koji Iamamura). Adaptação do conto de Franz Kafka. Narra a história de um médico que, numa fria noite de inverno, recebe um chamado para socorrer um garoto do outro lado da aldeia. É nesse ambiente que ele é levado a pensar sobre os mais diversos aspectos de sua profissão, de seu paciente e da sociedade local. A história, contada totalmente do ponto de vista do médico, introduz elementos surrealistas para melhor descrever como o homem vê o mundo e as pessoas ao seu redor.
Dia 14, terça, às 19h. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

QUEM FOI KAFKA?
(Wer War Kafka?. Suíça e França, 2006, 96 min. Direção: Richard Dindo). Documentário sobre Franz Kafka narrado por alguns de seus melhores amigos, usando atores para interpretar pessoas que o conheciam, incluindo Max Brod, Milena, Felice Bauer, Gustav Janouch, entre outros.
Dia 14, terça, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Quarta (15/05)

O PROCESSO
(Le Procès. França, Itália e Alemanha, 1962, 118 min. Direção: Orson Welles). Numa certa manhã, Josef K. é acusado de um crime que, supostamente, sequer sabe que cometeu. Porém luta para se defender. O filme terá a apresentação e será comentado ao final pelo curador da Mostra Filmar Kafka.
Dia 15, quarta, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Sábado (18/05)

A METAMORFOSE
(Prevrashchenie. Rússia, 2002, 80 min. Direção: Valeri Fokin). Baseado no romance de Kafka, o filme conta a história de um vendedor ambulante, Gregor Samsa, que acorda uma manhã transformado em um inseto gigante.
Dia 18, sábado, às 15h. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Terça (21/05)

A METAMORFOSE DO SR. SAMSA

(The Metamorphosis of Mr. Samsa. Canadá e EUA, 1978, 10 min. Direção: Caroline Leaf). Animação baseada no conto “A Metamorfose”. Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.
Dia 21, terça, às 19h. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

ERASERHEAD
(EUA, 1977, 89 min. Direção: David Lynch). Henry Spencer tenta sobreviver da indústria de vírus, de sua raivosa namorada e dos gritos de seu filho, um bebê mutante. É o filme de estreia no cinema do diretor David Lynch.
Dia 21, terça, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Terça (28/05)

OS CAMARADAS
(Die Genossen. Brasil/Alemanha, 1997, 15min. Direção: Bruno de André). São Paulo, 1969. Um rapaz leva um frango assado para um colega. Lá encontra dois homens que fazem perguntas que ele não pode responder.
Dia 28, terça, às 19h. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

QUEM É BETA?
(Brasil/França,1972, 85 min. Direção: Nelson Pereira dos Santos). Um casal vive uma estranha e indecifrável aventura, mesclado de drama e comédia, em lugar e época indeterminados, após uma catástrofe que modificou o estado natural do mundo e destruiu até o último vestígio da sociedade humana.
Dia 28, terça, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Sábado (01/06)

AMERIKA
(República Checa, 1994, 87 min. Direção: Vladimír Michálek). Karl Rossmann, jovem emigrante europeu de 16 anos, é forçado a emigrar para Nova York para escapar do escândalo de sua sedução por uma empregada doméstica. Quando o navio chega à América, ele se torna amigo do funcionário responsável por alimentar o fogo das caldeiras de máquina a vapor, que está prestes a ser demitido. Baseado em um romance inacabado de Franz Kafka.
Dia 1º/6, sábado, às 15h. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Terça (04/06)

RELAÇÕES DE CLASSE 
(Klassenverhältnisse | Alemanha e França |1984 | 130 min | Direção: Jean-Marie Straub e Danièle Huillet). Baseado em O Desaparecido ou Amerika, obra inacabada de Franz Kafka, trata das relações de classe e da sociedade criada pelo capitalismo. Um burguês alemão é forçado a sair de sua terra após um escândalo, mudando-se para a Amerika. No entanto, é incapaz de se adaptar à realidade do trabalho no novo continente alegórico construído por Kafka.
Dia 4/6, terça, às 19h30. Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

FILMAR KAFKA – JUNHO E JULHO

Confira os títulos que completam a mostra de filmes nos próximos meses

Dia 11/6, às 19h15 – “A PONTE”, de Claudinei de Morais.

Dia 11/6, às 19h30 – “O CASTELO”, de Michael Haneke.

Dia 15/6, às 15h – “O HOMEM QUE ESPERA”, de Theodore Ushev.

Dia 15/6, às 15h10 – “A GRANDE MURALHA”, de Tadhg O’Sullivan.

Dia 18/6, às 19h – “NA COLÔNIA PENAL”, de Sibel Guvenc.

Dia 18/6, às 19h30 – “A AUDIÊNCIA”, de Marco Ferreri.

Dia 25/6, às 19h – “METAMORFOSIS”, de Fran Estévez.

Dia 25/6, às 19h30 – “DEPOIS DE HORAS”, de Martin Scorsese.

Dia 2/7, às 19 – “LAGARTIJA NIKA”, de Ebbëto.

Dia 2/7, às 19H30 – “KAFKA”, de Steven Soderbergh.

PROGRAMAÇÃO DE LITERATURA | KAFKIANAS

RODAS LITERÁRIAS

Domingos (12/5, 19/5, 26/5) às 16h. Biblioteca. Grátis. 16 anos.

ANIMALIDADES E O ARTISTA EM KAFKA
Rodas literárias em que dois atores e uma atriz de companhias teatrais sediadas em Campinas leem e comentam contos de Franz Kafka que basearam a pesquisa e a montagem de importantes espetáculos produzidos nos últimos anos na cidade.

Dia 12/5 – Contos de “Narrativas do Espólio” + “A Construção” – com Ricardo Puccetti (Lume Teatro)

Dia 19/5 – “Um Relatório para a Academia” + “Um Médico Rural”, com Alexandre Caetano (Boa Companhia)

Dia 26/5 –  “Um Artista da Fome” + “Na Galeria”, com Alice Possani (Matula Teatro)

ATELIÊ DE ESCRITA
Quintas (30/5 a 6/6)

METAFORMOSES DA FICÇÃO
Com Reynaldo Damazio, escritor. Oficinas relâmpago de escrita a partir da leitura prévia de textos de Franz Kafka. A atividade coloca em discussão o estilo do autor, sua originalidade como ficcionista e estimula os participantes na criação de narrativas curtas inspiradas no universo kafkiano.
Dias 30/5 a 6/6, quintas, das 19h30 às 21h30. Sala de Atividades 4. Grátis. 16 anos. Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão a partir das 17h30 no dia da atividade.

AULAS ABERTAS

Quinta (09/05)

AS APROXIMAÇÕES DO CINEMA À LITERATURA DE KAFKA
Com Lucas Murari. O professor de cinema e curador do ciclo “Filmar Kafka” aborda os motivos e aspectos da apropriação do pensamento kafkiano por diretores de cinema em suas produções a partir da década de 1950.

Dia 9, quinta, das 19h às 21h30.
Sala de Atividades 5. Grátis. 14 anos.

Retirada de ingressos no dia da atividade.

Domingo (2/6)

“CARTA AO PAI”, DE FRANZ KAFKA
Com o professor de teoria literária Jorge de Almeida. Palestra sobre a obra-prima da prosa alemã. A carta (jamais entregue ao destinatário) completa cem anos em 2019 e é não apenas um importante documento para o estudo da vida e obra de Kafka, como também um testemunho do conflito de gerações que marcou o período “expressionista” em torno da Grande Guerra.
Dias 2/6. Sala de Atividades 4. Grátis. 14 anos.

Em caso de necessidade operacional ou razão de força maior, horários, datas, locais, entre outros, poderão ser alterados ou cancelados. (Carta Campinas com informações de divulgação)