.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Acolhimento, oportunidade e respeito são os ingredientes essenciais para a receita de sucesso da Casa das Oficinas, um serviço de inclusão social pelo trabalho e geração de renda em saúde mental. As atividades da Casa das Oficinas são geridos pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas, e conhecido como referência nacional no tratamento de saúde mental, desde sua inauguração, em 2006.

(fotos: divulgação serviço de saúde dr. cândido ferreira)

A Casa das Oficinas conta com uma equipe multidisciplinar, formada por terapeutas ocupacionais, gestor administrativo e monitores. São profissionais que buscam, através da inovação e de técnicas, ajudar com a inclusão social e transformação de vida de muitos oficineiros inscritos na Casa das Oficinas.

Localizada no Jardim Novo Campos Elísios, o serviço atende o total de 50 pessoas, sendo homens e mulheres – entre 30 e 50 anos majoritariamente – que moram, predominantemente, na região noroeste de Campinas. “A Casa das Oficinas atende pessoas adultas, com transtornos mentais e dependência de álcool e outras drogas e que se encontram em tratamento na rede de saúde mental do município de Campinas”, explica a coordenadora da Casa das Oficinas, Angelica Quartaroli.

A coordenadora acrescenta ainda que as pessoas atendidas – chamadas de oficineiros – apresentam histórias de vida marcadas pela exclusão social, preconceito, privação de direitos e sofrimento psíquico. Entretanto, são pessoas que desejam transformar suas vidas. “Pessoas que desejam trabalhar e serem cuidadas de forma digna e inclusiva para o exercício de sua cidadania.”, diz Angelica.

A conquista de um novo papel social

Dentre as histórias de vida que sofreram grande mudança, Angelica Quartaroli conta sobre um caso particular de um participante da Casa das Oficinas. O caso é de um jovem adulto que iniciou o tratamento psiquiátrico ainda na adolescência e que permanece participando das atividades na Casa das Oficinas. “Ao ingressar na Casa das Oficinas, rapidamente, vimos um garoto tímido e inseguro desabrochar. Logo se revelou o vendedor de pães e tortas do território”, conta Angelica.

Não apenas um novo papel social e a conquista de direitos o oficineiro adquiriu, como também a chance em realizar um sonho: ser bombeiro. “Ele viu aí a possibilidade de resgatar seu sonho. Sua renda, fruto da produção em grupo, possibilitou sua matrícula no curso de bombeiro civil, com direito a formatura nesse meio de ano”, diz a coordenadora da Casa das Oficinas.

Tal fato é apenas um dos exemplos de oficineiros que resgataram seus direitos e, dessa forma, vivenciarem a inclusão social por meio das atividades oferecidas em uma das três oficinais existentes. Antes do início das atividades, todos os participantes passam por um cadastro e podem avaliar, a partir de suas habilidades e histórias de vida, em qual das três oficinas existentes desejam participar.

“A Casa conta com 3 oficinas de trabalho: mosaico, papelaria e padaria artesanal. O participante, no momento do cadastro, escolhe uma oficina muito baseado na sua história de vida, habilidades e afinidades com a atividade proposta. Se ele não se adequar ou gostar da atividade, depois de inserido, ele pode solicitar sua transferência para outra oficina”, explica Angelica.

Durante todo o processo de autoconhecimento, inclusive da compreensão das atividades das oficinas, os participantes contam com apoio e instrução de toda a equipe profissional, assim como, dos outros participantes já inscritos. “Quando se inserem na oficina escolhida, passam por um processo inicial de acolhimento pelo grupo, entram em contato com materiais, ferramentas, equipamentos e aos poucos aprendem as técnicas, seja de costura, encadernação, mosaico e receitas culinárias, tendo em vista o processo de trabalho como um todo. É um processo que se dá no tempo de cada um, com respeito às habilidades, escolhas e individualidade”, conta a coordenadora da Casa.

O integrante passa a receber também uma bolsa auxílio, gerando renda a partir de seu trabalho. “Cada participante recebe uma bolsa oficina de acordo com as horas trabalhadas e o resultado das vendas de cada oficina. O valor da hora de uma oficina é igual para todos, uma vez que se trabalha a valorização do trabalho de cada um em cada etapa”, diz a coordenadora.

Padaria Artesanal e a venda dos produtos

(foto: carla barreira – divulgação – ss dr cândido ferreira)

Os produtos das oficinas são comercializados de diferentes formas e, muitas vezes, acontece a participação dos integrantes das oficinas nos momentos de venda, fazendo acontecer a inclusão social deles. “Atualmente, a Casa comercializa os produtos artesanais na loja própria, localizada no Campos Elíseos, na loja parceira Armazém das Oficinas, pelas redes sociais e em feiras apoiadas por empresas e faculdades”, explica Angelica.

Os produtos de panificação e coffee break são vendidos também para pessoas físicas e jurídicas, podendo atender eventos corporativos e familiares. Dentre todas as oficinas, há uma que se destaca. Se trata da oficina Sabor da Vida, a qual existe há 13 anos.

Segundo Angélica, tal oficina sempre trabalhou com o preparo de produtos artesanais e de confeitaria, sendo que os produtos mais vendidos são os pães artesanais e gourmetizados, devido a tendência do mercado. “As pessoas estão buscando pães produzidos com ingredientes mais saudáveis, sem aditivos e conservantes. Buscam ainda novidades e comodidades na compra e entrega.”, conta.

Além disso, a procura pelos produtos aumentou e notaram, por meio dos bons resultados de venda, uma chance de expandir o negócio. “Os pedidos aumentaram tanto de consumidor final quanto de pessoa jurídica na encomenda de pães nos coffees breaks corporativos. Também percebemos reconhecimento dos clientes pelos novos sabores, aromas, cores e texturas”, comenta Angelica.

Ela diz ainda que “a ideia é continuar vendendo na loja própria da Casa das Oficinas, no J. Campos Elíseos, além de compor o cardápio de coffee break e introduzir vendas por assinatura, por grupos de WhatsApp, em condomínios e empórios e oferecer serviço de entrega rápida”.

Para a ideia de ampliação dos negócios, a equipe pretende manter algumas linhas de produtos que apresentam expressivo número de vendas. “Planejamos manter a linha de pães gourmets de cenoura, mandioquinha, ervas, integral, integral com linhaça, calabresa e chá verde com castanhas. Além da produção de rocamboles, tortas, pães de queijo, fatias húngaras, carolinas, entre outros.”, conta.

Em meio a todos os novos planos, há também a expectativa de poder ampliar o atendimento a novos integrantes. “O mais importante é que o projeto pode gerar mais renda e abertura de novas vagas, atendendo à uma demanda reprimida, que aguarda em lista de espera”, explica Angelica Quartaroli.

Contatos:

WhatsApp 19 99949 3264

Instagram: @oficinasabordavida // @casadasoficinascampinas

Facebook: casa-das-oficinas

A padaria já funciona de segunda a sexta feira das 8 às 17h. Toda segunda-feira com produção de pronta entrega e nos demais dias da semana com encomenda.