No próximo sábado, 18, às 20h, acontece no Instituto CPFL o concerto “Uma viagem inclusiva pela música paulistana”, com Daniel Murray (violão), Adriana Holtz (violoncelo) e Caíto Marcondes (percussão).

(Foto: Divulgação)

O violonista Daniel Murray, a violoncelista Adriana Holtz e o percussionista Caíto Marcondes mapeiam os sons de autores paulistanos ou que vivem ou viveram na cidade, onde o ritmo da senzala se junta à herança da música europeia, à moda de viola, à fala simples do matuto que se integra ao ambiente urbano.

A apresentação faz parte do módulo “A beleza salvará o mundo”, série inédita do programa “Música contemporânea” que tem como curadores João Marcos Coelho e Thais Lopes Nicolau.

Logo no início de seu livro “A beleza salvará o mundo”, o teórico búlgaro radicado na frança Tzvetan Todorov parte da performance musical como janela privilegiada para a beleza. Descreve assim a sensação de quem compartilha destes momentos iluminados: “no decorrer de alguns segundos, toda a sala se congela e retém a respiração. Todos somos suspensos pelos gestos lentos dos músicos e absorvemos os sons puros um a um, à medida que escapam dos instrumentos. Todos temos a consciência de participar, neste exato momento, de um evento excepcional, de uma experiência inesquecível.”

O concerto acontece na Sala Umuarama e tem entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h (dois ingressos por pessoa). (Carta Campinas com informações de divulgação)