Pode ser vista até o dia 12 de junho nas salas expositivas da Estação Cultura a exposição “Celestial Orgânico”, que reúne treze trabalhos do artista Acácio Pereira.

(Foto: Divulgação)

O artista combina a fotografia com a arte digital e cria cenas onde o elemento digital –  de modernidade experimental –  combina com texturas diferentes e ganha forma. O trabalho do artista sofre uma forte influência da música – particularmente das vertentes da música eletroacústica-  trazendo uma harmonização no universo das artes por meio da sonoridade e imagem (caso de “Musictronycs”).

Em uma pulsação de formas e linhas abstratas, passando por figurações geometrizadas e intensamente coloridas, e chegando a uma arte digital, em que se combinam técnicas fotográficas com uma particular influência musical, que se deixa ver seja pelos elementos representados (músicos com seus instrumentos),  seja pelas cores e linhas que parecem traduzir em imagens as frequências do som, acompanhando tendências experimentais da música eletroacústica, a arte de Acácio Pereira parece se transformar no mesmo movimento em que se cria, avança e dialoga consigo mesma em diferentes fases.

A série Celestial Orgânica continua aberta e já tem mais de 2 mil imagens, é uma mistura de fotografia e arte digital de paisagens e elementos orgânicos. A mostra é uma parceria entre a Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação e Usina Geradora e tem a curadoria do artista plástico João Bosco. 

O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.

A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde de 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Celestial Orgânico

Acácio Pereira

Período:  21/05 à  12/06

De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das  10h às 20h

Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação

Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N

Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050