O Centro Cultural Poveda promove nesta sexta-feira, 10, às 19h, o lançamento e sessão de autógrafos do livro Um Bispo Contra todas as Cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga, da jornalista Ana Helena Tavares. A autora apresentará a obra e haverá um debate com três convidados: professor Arnaldo Lemos, professora Brenda Carranza, e o Padre Paulo Rodrigues.

(imagem divulgação seeb reprodução)

Através de uma vasta pesquisa, na qual, ao longo de 4 anos, foram colhidos testemunhos e reunidos documentos, o livro de Ana Tavares conta a história de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia. O religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, chegou ao Brasil, em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha.

A obra traça sua trajetória com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.

“Foram muitas as cercas contra as quais o bispo lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, censura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte.Trata-se da biografia de um homem perseguido. Mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação”, anotam os organizadores.

O Centro Cultural Poveda fica na Rua Dr. Quirino, 1733, centro de Campinas. Haverá transmissão do evento através da página d@s Advogad@s Independentes de Campinas no Facebook