A Associação Americana de Juristas (AAJ), associação internacional que tem estatuto consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, reconheceu nesta quinta-feira, 2, que o ex-presidente Lula é preso político no Brasil. Esta é a primeira vez que a entidade declara Lula oficialmente como preso político, informou reportagem dos Jornalistas Livres.

(foto ricardo stuckert)

A declaração destaca que Lula não foi apenas impedido de concorrer à Presidência como também proibido de dar entrevistas ou de se manifestar publicamente. Veículos de comunicação foram censurados durante um ano e impedidos de entrevistar o ex-presidente. O documento condena ainda a violação do preceito constitucional da presunção de inocência até o julgamento final do processo.

“Para a associação, está demonstrado que a prisão teve motivação política, sem relação com o delito a que Lula foi acusado e que cuja pena pretende “afastar a figura pública de Lula da Silva do processo político nacional”. E o documento é direto ao afirmar que: “Esses fatos enquadram o caso naquilo que o Conselho da Europa define juridicamente como uma prisão política, e a Anistia Internacional como uma prisão de consciência”, relatam

Leia aqui postagem original em espanhol da Associação Americana de Juristas