Pela quinta vez neste ano, o Subsolo – Laboratório de Arte abre suas portas para oferecer ao público múltiplas mostras de arte com linguagens diversas.

Acervo do Instituto Cultural Babá Toloji

“Mojubá”, sob curadoria de Andrea Mendes, composta por parte do acervo do Instituto Cultural Babá Toloji, com as fotografias de PRESENTES!, de Ana Friedlander, e a instalação “Eu te ofereço”, de Antônio Pulquério, ambas sob curadoria de Andrés I. M. Hernández, se complementam no espaço expositivo.

A imagem em grafite da artista urbana Suu, “Viva La Vida” e o vídeo “Horas Insólitas, de Pama Loiola, sob curadoria Danilo Garcia, também fazem parte da mostra. Após várias apresentações em Campinas, Cesar Forero, Alex Boudreault e Mateus Stelini farão a performance “Quem é que realmente te ama?”, às 14h.

Tudo acontece neste sábado (25/05), às 11h às 17h, na Rua Proença, 1000, em Campinas (SP).

“Mojubá” traz fotografias, esculturas e vídeo para oferecer ao público “uma visão justa e completa para a arte e cultura africana”, como explica a curadora da mostra Andrea Mendes. Para ela, “os povos africanos e seus descendentes tiveram sua cultura negada e sua história definida por uma leitura eurocêntrica”, comenta. Esta é uma oportunidade para o público conhecer parte das 11.500 peças que fazem parte do acervo do Instituto Baba Toloji, localizado no Jardim São Vicente em Campinas.   

Em PRESENTES! a artista visual Ana Friedlander apresenta uma série fotográfica que para o curador Hernández “projeta um dizer cultural plural e assintomático desde o ponto de vista global em Havana, Campinas, Salvador e Cachoeira”. São imagens digitais que mostram recortes físicos particulares de corpos e expressões faciais, roupas, colares e guias, que a artista faz em seus registros, que, ainda, segundo o curador, podem ser catalogadas como uma viagem do cromático ao espacial.

Na área externa, no muro do Projeto Passa 4.5, a instalação em cerâmica, metal e impressões de barro de Antônio Pulquério estão ali destacadas, se oferecendo para o espectador, fazendo jus ao título “Eu te ofereço”.  Na cerâmica o artista trabalha a geometria entre as formas e o corpo, e ele pergunta “qual corpo?”. E, assim, ele propõe diálogos com o site arquitetônico que ocupa, comenta Hernández.

“Viva La Vida”, da artista urbana Suu, faz uma leitura particular do ícone Frida Khalo utilizando como referencial a pop arte. E, mesmo que esteja representada apenas uma única vez, sofre a questão espacial no que se refere ao deslocamento do espectador influenciando na fruição fragmentada das imagens. A obra traz em si um alerta, a partir da arte, em relação ao contexto social atual.

E para quem não teve a oportunidade de ver a obra de arte de Pama Loiola, o vídeo “Horas Insólitas” continua em cartaz em uma das salas do espaço cultural. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura das exposições: “Mojubá”; “PRESENTE!”; “Eu te ofereço” e “Viva La Vida” 

Dia: 25/05/19 – sábado

Horário: 11h às 17h

Local: Subsolo – Laboratório de Arte, na Rua Proença, 1000 – Jardim Proença – Campinas (SP)

Visitação: de 27 a 19/06/19, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com agendamento pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita