Canções densas e repletas de poesia, que versam sobre o amor ausente em diferentes ritmos, gêneros, épocas e culturas. É o que aguarda o público no show “Canção do Amor Distante”, da maestrina e cantora Ana Salvagni e do violonista Eduardo Lobo, na próxima terça-feira, dia 14 de maio, às 20h, no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo. O ingresso custa R$ 30 por pessoa.  

(Foto: Divulgação)

O show é composto de 12 arranjos para voz e violão que constituem uma “saudade cantada”, como definiram os músicos à época do lançamento do álbum homônimo, em que interpretam produções nacionais e de artistas de outros países.   

Um destaque é a Canção I, inusitada parceria de Zeca Baleiro e Hilda Hilst, baseada em “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, uma série de poemas da escritora que faz parte do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974). “Que não venhas, Dionísio/ Porque é melhor sonhar tua rudeza/E sorver reconquista a cada noite/Pensando: amanhã sim, virá” é um dos versos magistralmente interpretado pela dupla.  

O repertório conta ainda com “Adeus, Eulina” de Catullo da Paixão Cearense, “Chora Coração”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, “Contrato de Separação” de Dominguinhos e Anastácia. O trovador nordestino é evocado em “Cantiga de Amigo” (Elomar Figueira Melo). O samba canção e a marcha são representados por “Punhal” (Guinga e Paulo César Pinheiro) e Entrudo (Carlos Lyra e Ruy Guerra). Com ritmo mais marcante destacam-se “Morna” (Vinicio Capossela), “Apaga o Fogo, Mané” (Adoniran Barbosa), “Viajera del Rio” (Manuel Yánez) e Chequerê (Sinhô).  

“O Pavão foi concebido como um espaço para as mais diversas artes, mas começamos com as visuais, por serem mais próximas do nosso universo como arquitetos atuantes em expografia. É, portanto, um privilégio recebermos Ana Salvagni e Eduardo Lobo para esse show. São artistas premiados, com carreiras consolidadas, que vêm mostrar seu trabalho num espaço novo que agora se abre para a música. Apostamos que será um espetáculo lindo, tendo por cenário nosso espaço expositivo, as telas do Sérgio Niculicheff (cuja mostra “Etérea Concretude” está atualmente em cartaz) e o entusiasmo em começar uma nova fase com novas propostas e parcerias”, comenta Teresa Mas, responsável, junto com Mario Braga, pela programação do Pavão.  

 “Canção do Amor Distante” foi totalmente produzido em Campinas e lançado em 2016 pela Tratore. O álbum teve direção musical de Eduardo Lobo, produção de Ana Salvagni e a participação dos músicos Matteo Ricciadi (clarinete), Chico Santana (percussão), Paulo Freire (viola), Fernanda Vieira (marimba), Carlinhos Antunes (cuatro venezuelano) e Thibault Delor (contrabaixo). A gravação foi viabilizada numa bem-sucedida campanha de financiamento coletivo. O conteúdo está disponível nas plataformas digitais Spotify, Deezer, iTunes e similares. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Canção do Amor Distante  

Ficha técnica  

Voz: Ana Salvagni   

Violão: Eduardo Lobo   

Arranjos e direção musical: Eduardo Lobo|   

Produção: Caju Cultura | Produção executiva: Júlia Conterno  

Duração: 60 minutos  

Data: 14 de maio   

Horário: 20h

Local: Instituto Pavão Cultural (Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo. Campinas, SP).    

Ingresso: R$ 30

Telefone: (19) 3397-0040 (atendimento das 10h às 18h)