A 12ª edição da Mostra Curta Audiovisual, que acontece em Campinas entre os dias 30 de maio e 15 de junho, abre inscrições para oficinas e master classes gratuitas sobre o universo da produção audiovisual. Haverá duas master classes em parceria com a Academia Internacional de Cinema e uma oficina de videoclipe em parceria com o Laboratório Cisco. As inscrições podem ser realizadas através do site www.mostracurta.art.br/inscreva-se. Confira no site toda a programação com outras atividades livres de inscrição. 

(Foto: Vitor Casemiro)

No dia 31 de maio no MIS Campinas haverá a master class “Crowdfunding: tenha sucesso na sua campanha e tire seu filme do papel”, onde os participantes aprenderão como viabilizar curtas-metragens que estão no papel, sem depender de iniciativas governamentais ou privadas. A próxima master class será realizada no dia 7 de maio na Estação Cultura com o tema “O som no processo criativo no audiovisual”. Nela os inscritos farão uma análise do processo de construção e criação de som no audiovisual abordando o trabalho do técnico, desde a leitura do roteiro, análise de cenas, captação em set, até o filme chegar nas salas de cinema.

Já a oficina “Produção de Videoclipes Independentes – Uma experiência em videodoc” acontecerá na Maloca Arte e Cultura no dia 1 de junho, com aulas práticas para idealização, produção e finalização de um videoclipe da banda A Preta Que Habito, com foco na fusão entre a linguagem documental e o videoclipe.

A seleção de filmes

Ao longo dos meses de março e abril, a equipe de curadoria da Mostra Curta realizou a seleção dos filmes. Ao todo, foram 628 filmes inscritos de todo o território nacional, com produções que trazem uma diversidade de temas, valorizando questões relacionadas com raízes do povo brasileiro, protagonismo feminino, discussões de gênero, violência contra minorias, diversidade religiosa, entre outros.

Neste ano haverá quatro categorias de exibição: nacional, regional, videodança e videoclipe. E duas curadorias especiais, com filmes convidados: a Mostrinha (seleção infantil) e a Latina. Serão exibidos cinco filmes latinos e 121 nacionais, representando 21 estados e o Distrito Federal, e que trazem diversidade cultural, atualidade e inventividade de linguagem. Confira todos os filmes selecionados no site:http://www.mostracurta.art.br/filmes-2019/

Kit Menezes, curadora da categoria Panorama Nacional, conta que este ano a seleção lhe inspirou esperança. “A diversidade de temas, a valorização da cultura regional, a qualidade das produções e a presença marcante de mulheres na direção apontam que o caminho está traçado. Fazer cinema sempre foi um ato de coragem, mas o momento requer que agora também seja um ato de resistência. As imagens presentes nas produções enviadas de norte a sul do país revelam olhares preciosos, perspicazes, conscientes e sobretudo, reveladores. O cinema no Brasil ganhou espaço e força nos últimos anos e a possibilidade de contribuir para que esses filmes sejam vistos me faz acreditar que muito mais é possível”, diz Menezes.

A Mostra Curta Audiovisual de Campinas é realizada com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAc Editais) e por produtores locais independentes. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Inscrições oficina e master classes:

– Master class – crowdfunding: tenha sucesso na sua campanha e tire seu filme do papel

Data: 31 de maio

Local: MIS CAMPINAS – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas, SP

Horário: das 14h às 18h

Masterclass – O Som no Processo Criativo no Audiovisual

Data: 7 de junho

Local: ESTAÇÃO CULTURA – Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP

Horário: das 14h às 18h

– Oficina “Produção de Videoclipes Independentes – Uma experiência em videodoc”

Data: 01 de junho

Local: Maloca Arte e Cultura – R. Maria Pink Luís, 99-171 – Vila União, Campinas – SP

Horário: das 9h às 18h

Público: Iniciantes e iniciados no mundo audiovisual. Indicado a partir de 16 anos

Inscrições: 10 a 25 de maio pelo link: www.mostracurta.art.br/inscreva-se